Numa altura em que as famílias já contam os dias para fazer as malas, e viajar até à cidade ou país escolhido para umas merecidas férias, existem ‘rotinas’ que não podem ser esquecidas e são muito importantes, até mesmo de férias. Por exemplo, estar ligado ao mundo e continuar a acompanhar os detalhes mais importantes das notícias e das redes sociais, ou aproveitar para por as playlists em dia e ouvir a sua música preferia. Assim, a TP-LINK deixa algumas dicas sobre como otimizar a utilização do hotspot portátil.

Multimédia, a quanto obrigas: o conteúdo de áudio e vídeo é muito apelativo, e responsável pelas mais envolventes interações entre o utilizador e a internet. Mas do ponto de vista de consumo de largura de banda, há uma gigantesca diferença entre visitar algumas páginas online e aceder a streams de áudio ou consultar vídeos do YouTube, que consomem muito mais largura de banda e, consequentemente, o plafond de tráfego. Lembre-se ainda que os hotspots como o TP-Link M5250 ou M7350 permitem partilhar a largura de banda por 10 utilizadores, uma vantagem que implica também uma utilização responsável.

M7350_11

A questão da cobertura: vai de férias para um local longe de um grande centro populacional? Certifique-se, antes da viagem, de que existe cobertura 3G/4G por parte do seu operador móvel, para que consiga utilizar sem problemas o hotspot que leva consigo para aceder à Net.

Maximizar a autonomia: invista algum tempo com as definições do seu hotspot. Se possível, configure o Wi-Fi para um modo de economia de bateria. A autonomia também será superior se seus dispositivos estiverem mais perto do hotspot. Equipamentos como o TP-Link M5350, por exemplo, podem ser rapidamente carregados através da porta USB do portátil, enquanto partilham o acesso à Internet… O M7350 também pode ser recarregado desta forma, e apresenta uma generosa autonomia de até 10 horas. Os hotspots TP-LINK podem também ser recarregados utilizando powerbanks, como o TL-PB10400 ou TL-PB5200.

M7350_04

Mantenha o consumo debaixo de controlo: regra essencial para manter o consumo de dados dentro do orçamento – verifique regularmente o consumo efetuado do plafond mensal, para assegurar que não tem de pagar extras. Tenha em consideração que no caso das aplicações de alguns operadores, o gráfico de consumo não é atualizado em tempo real. O TP-Link M7350 mostra inclusivamente num pequeno ecrã embutido no chassis do dispositivo o consumo de dados, assim como a autonomia espectável e outras informações úteis para o utilizador.

Emails? Só se necessário…: além dos tradicionais emails de trabalho, deve certamente receber mensagens com anexos de vários MB. Seja qual for o caso, restrinja o download de emails de grandes dimensões. Pode pedir ao seu gestor de email que descarregue apenas os cabeçalhos e que, por exemplo, nunca descarregue de forma automática emails acima de 150KB.

M7350_10

Aplicações escondidas: há várias aplicações – especificamente no caso de tablets e smartphones – que são executadas em fundo e que consomem dados sem que o utilizador dê por isso. As notificações das redes sociais são um bom exemplo… configure as aplicações para não usarem notificações por push ou para não “puxarem” o email a cada 2 minutos.

TP-LINK M5350 – 69.90€ (preço recomendado)
TP-LINK M7350 – 134.90€ (preço recomendado)

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.