Toyota Gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. Ainda bem!

Quando se fala de Toyota, é muito provável que a sua cabeça vá logo para o mundo da lua, ou melhor, para o mundo da eficiência energética, quase sempre a ter como base carros bonitos, tecnológicas, e claro, eletrificados.

Sim, é verdade que a Toyota não é uma das fabricantes que mais aposta nos veículos 100% elétricos, preferindo uma aposta diferenciada, quase sempre repartida por tudo aquilo que poderá ser o futuro. Afinal, apesar de interessante, a eletrificação total do automóvel não vai ser a solução perfeita para tudo e todos.

Mas, o que provavelmente não esperaria, era ver uma Toyota novamente apostada em fazer brilharetes no mundo da performance automóvel. Mas é exatamente isso que está a acontecer, e que até vimos em primeira mão em Portimão.

Aliás, a Toyota até está de volta à Fórmula 1, ao ter assinado um acordo de parceria técnica e de produção de componentes com a Haas. Esta aposta no regresso ao desporto automóvel é séria!

Toyota Gazoo Racing é tudo aquilo que a eletrificação não é. Ainda bem!

toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!

Portanto, num evento pensado para mostrar a nova estratégia desportiva da marca, a Toyota convidou um grupo de jornalistas e especialistas auto a dar um passeio por Portimão.

Mais concretamente, dar umas voltas cheias de adrenalina no autódromo do algarve, com outras brincadeiras logo ao lado, no kartódromo, onde tivemos a oportunidade de esticar um pouco as pernas ao novo Yaris GR, e também ao sempre icónico Supra.

Para quê? Muito fácil… Para a Toyota mostrar que é muito mais do que aquilo que parece!

Mais concretamente, a Toyota Gazoo Racing é a marca de alta performance da gigante Japonesa, criada com o mais puro dos objetivos… Conseguir produzir carros cada vez melhores.

Ou seja, apesar de muito boa gente olhar para o mundo das corridas como um espectáculo pouco importante no grande esquema das coisas, a realidade é que a competitividade entre marcas, dentro de regras cada vez mais apertas, faz com que a criatividade e engenho das fabricantes atinja níveis nunca antes vistos.

Isto ao criar inovações importantes para as corridas, que mais tarde podem e devem ser adaptadas aos automóveis que todos nós conduzimos no dia-a-dia. Estamos a falar de inovações importantes para tudo e mais alguma coisa, incluindo motorizações!

O que tivemos a oportunidade de ver em Portimão?

toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!

Foi possível dar uma “voltinha” num Supra GT4, que na realidade aproveitou este mesmo fim de semana para se tornar na máquina vencedora dos títulos ibéricos e espanhóis de GT4.

Além disso, foi também possível fazer um co-drive num Yaris GR Rally2, bem como em uma Hilux T1+Evo.

toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!
Yaris Rally2
toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!
Hilux Ti+Evo

Tudo experiências capazes de nos dar um banho de humildade, pois o “kit de unhas” necessário para controlar estas máquinas, é qualquer coisa de impressionante.

Mas, talvez mais importante que tudo isto, tivemos ainda a oportunidade de conduzir o novo Yaris GR, bem como um Supra GR, em pista (curiosamente à chuva!). O primeiro um carro compacto, mas capaz de encher a alma a um qualquer entusiasta automóvel, enquanto o segundo é um automóvel que pura e simplesmente nos faz sonhar.

Tudo isto porque, a Toyota é uma das poucas marcas que ainda ouve, e tenta ir de encontro ao que os condutores querem ver e sentir.

  • Nota: Dito tudo isto, vindo de um condutor que já conduziu vários automóveis “hot hatch”, é inegável que a Toyota tem aqui algo de muito especial.

toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!

toyota gazoo é tudo aquilo que a eletrificação não é. ainda bem!

Afinal, dentro daquilo que é um automóvel super compacto “hot-hatch”, temos uma potência de 280 cavalos(!)!. Bem como uma transmissão automática, direção assistida elétrica, controlo GR-Four, etc…

Ou seja, tudo “coisinhas” que tornam um carro aparentemente virado para o dia-a-dia em cidade, para em um autêntico brinquedo do asfalto. Isto com a capacidade de o transportar para um filme de fast and furious, em uma qualquer viagem do dia-a-dia. Sim, podemos incluir até a ida à padaria para o pão das torradas matinais.

Conclusão

Dito tudo isto, não acredito que este evento tenha servido apenas e só para apresentar o novo Yaris GR. O objetivo aqui está em continuar a passar a ideia de que a Toyota está a apostar em tudo ao mesmo tempo!

Eletrificação, híbridos, hidrogénio, combustíveis sintéticos, e claro, até desporto automóvel.

Uma marca multifacetada que como a gíria Portuguesa gosta de dizer que “veio para ficar”, e parece estar cheia de energia para voltar a dominar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também