Toyota focada nos híbridos? É muito inteligente!

A Toyota, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes mundiais de automóveis, é muitas vezes apontada como uma das marcas que mais tempo demorou até desenvolver e lançar o seu primeiro carro 100% elétricos.

Porém, tudo indica que vai ser uma das primeiras a abandonar por completo os veículos que funcionam apenas a combustíveis fósseis. Isto ao mesmo tempo que continua a tomar decisões quanto ao seu futuro a curto e a médio prazo.

Toyota está a planear ficar focada nos híbridos!

Por vezes, é um pouco injusto dizer que a Toyota andou a negligenciar a revolução elétrica.

Afinal, caso não se lembre, foi há quase 30 anos que a gigante Japonesa lançou o seu primeiro Prius, um carro híbrido gasolina-elétrico, que muito honestamente teve um impacto quase absurdo no mercado mundial de automóveis.

Dito isto, nos tempos que correm, a empresa pretende converter toda a sua gama Toyota e Lexus para modelos exclusivamente híbridos. Mais concretamente, isto não significa que a Toyota queira abandonar os modelos 100% elétricos, porque na realidade, esta fabricante quer estar em tudo ao mesmo tempo, para não ter de apostar em único cavalo.

Mas, significa que o foco atual está nos híbridos, o que por sua vez desafia a tendência atual de ir atrás da eletrificação total.

Toyota Corolla 2023

Mais concretamente, segundo Akio Toyoda, presidente da Toyota, os veículos eléctricos representarão apenas 30% do mercado global. Por isso, a fabricante quer promover uma estratégia multi-caminhos que inclui os híbridos, os veículos a células de combustível de hidrogénio, os elétricos, e claro, sempre com atenção a outras tecnologias emergentes.

Por outras palavras, a Toyota não se quer “agarrar” a um plano demasiado específico, quando tudo pode acontecer nos próximos anos. O que é obviamente muito inteligente, especialmente no caso desta empresa, que se consegue adaptar de forma extremamente rápida neste mercado.

Entretanto, se formos olhar para os números puros e duros, nos Estados Unidos, as vendas de híbridos Toyota aumentaram 66% relativamente ao ano passado, ao totalizar 438 mil veículos até 30 de Junho. Comparativamente, os 100% elétricos totalizaram 15.107 unidades vendidas durante o mesmo período.

Qual é a estratégia afinal?

Como parte da sua estratégia a longo prazo, a Toyota planeia investir 35 mil milhões de euros em baterias e plataformas de veículos eléctricos. Ao mesmo tempo que continua a desenvolver híbridos com motores mais pequenos e mais eficientes.

Esta estratégia centrada nos híbridos oferece tempo para desenvolver tecnologias de próxima geração, ao mesmo tempo que capitaliza as actuais condições de mercado.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também