A Toyota, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes mundiais de automóveis, é muitas vezes apontada como uma das marcas que mais tempo demorou até desenvolver e lançar o seu primeiro carro 100% elétricos.
Porém, tudo indica que vai ser uma das primeiras a abandonar por completo os veículos que funcionam apenas a combustíveis fósseis. Isto ao mesmo tempo que continua a tomar decisões quanto ao seu futuro a curto e a médio prazo.
Toyota está a planear ficar focada nos híbridos!
Por vezes, é um pouco injusto dizer que a Toyota andou a negligenciar a revolução elétrica.
Afinal, caso não se lembre, foi há quase 30 anos que a gigante Japonesa lançou o seu primeiro Prius, um carro híbrido gasolina-elétrico, que muito honestamente teve um impacto quase absurdo no mercado mundial de automóveis.
Dito isto, nos tempos que correm, a empresa pretende converter toda a sua gama Toyota e Lexus para modelos exclusivamente híbridos. Mais concretamente, isto não significa que a Toyota queira abandonar os modelos 100% elétricos, porque na realidade, esta fabricante quer estar em tudo ao mesmo tempo, para não ter de apostar em único cavalo.
Mas, significa que o foco atual está nos híbridos, o que por sua vez desafia a tendência atual de ir atrás da eletrificação total.
Mais concretamente, segundo Akio Toyoda, presidente da Toyota, os veículos eléctricos representarão apenas 30% do mercado global. Por isso, a fabricante quer promover uma estratégia multi-caminhos que inclui os híbridos, os veículos a células de combustível de hidrogénio, os elétricos, e claro, sempre com atenção a outras tecnologias emergentes.
Por outras palavras, a Toyota não se quer “agarrar” a um plano demasiado específico, quando tudo pode acontecer nos próximos anos. O que é obviamente muito inteligente, especialmente no caso desta empresa, que se consegue adaptar de forma extremamente rápida neste mercado.
Entretanto, se formos olhar para os números puros e duros, nos Estados Unidos, as vendas de híbridos Toyota aumentaram 66% relativamente ao ano passado, ao totalizar 438 mil veículos até 30 de Junho. Comparativamente, os 100% elétricos totalizaram 15.107 unidades vendidas durante o mesmo período.
Qual é a estratégia afinal?
Como parte da sua estratégia a longo prazo, a Toyota planeia investir 35 mil milhões de euros em baterias e plataformas de veículos eléctricos. Ao mesmo tempo que continua a desenvolver híbridos com motores mais pequenos e mais eficientes.
Esta estratégia centrada nos híbridos oferece tempo para desenvolver tecnologias de próxima geração, ao mesmo tempo que capitaliza as actuais condições de mercado.