Todos os portáteis chegam ao mercado com antivírus?

Ainda vive com medo de vírus, malware, spyware, etc… No seu dia-a-dia? Acha que precisa de um antivírus? Todos os computadores modernos já chegam às suas mãos equipados com um sistema de proteção? Sim e não! Vamos tentar explicar de forma mais detalhada à frente.

Todos os portáteis chegam ao mercado com antivírus?

problemas no seu computador

De forma muito resumida, na realidade, todo e qualquer portátil minimamente recente que você compre em loja, baseado no Sistema Operativo Windows da Microsoft, ou macOS da Apple, já vem equipado com um antivirus base.

Aliás, apesar de todas as piadas na Internet, os antivírus que já nos chegam às mãos embebidos no Sistema Operativo já são incrivelmente bons. Aliás, segundo vários testes independentes, o Windows Defender é um dos melhores antivírus do mercado, ao ser completo, poderoso, e claro, ao passar quase sempre despercebido no dia-a-dia do utilizador.

Ainda assim, quando compra um novo computador, nomeadamente portáteis, vai quase sempre encontrar um segundo antivírus instalado. Porquê?

A explicação é muito simples. É negócio!

Ou seja, algumas fabricantes de computadores têm parcerias valiosas, algumas delas muito antigas, com empresas focadas na defesa online. Sendo exatamente por isso que, por exemplo, se comprar um portátil ASUS ou Lenovo, vai com toda a certeza encontrar uma versão “trial”, ou com uma subscrição limitada, ao muito popular McAfee.

Alguns utilizadores gostam de ter a proteção extra, e por vezes até aderem a uma subscrição anual para continuar com a mesma ativa. Outros não gostam e desinstalam a suíte durante a configuração inicial e instalação de programas.

No fundo, a escolha é sempre sua. Feliz ou infelizmente, a grande maioria dos produtos “tech” da atualidade chegam às nossas mãos com algum “bloatware”, que por sua vez fazem parte de acordos antigos ou lucrativos por parte da empresa que lhe está a vender o hardware.

  • Bloatware: Todo software utilitário pré-instalado em dispositivos (como computadores, tablets ou smartphones), geralmente não facilmente removível e quase sempre indesejável. Este tipo de software pode reduzir o tempo de vida de uma bateria ou até mesmo o espaço útil, em memória flash ou disco, que poderia ser usado por uma outra aplicação de maior interesse do usuário.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.