Não faça isto se quer tirar as melhores fotos com o smartphone!

Com apenas alguns ajustes, será muito mais fácil tirar melhores fotografias com o smartphone. Isto porque não ajustar a iluminação ou depender excessivamente de filtros podem prejudicar e muito as imagens que capturar. Assim não faça isto se quer tirar melhores fotos com o smartphone!

Não faça isto se quer tirar as melhores fotos com o smartphone!

Não ajustar manualmente a sua iluminação

Embora as câmaras dos smartphones tenham ferramentas de personalização da iluminação limitadas, deve ajustar o que puder. Mesmo os smartphones mais básicos têm normalmente algum tipo de medidor de brilho que pode aumentar ou diminuir.

Para ajustar o brilho, mova o cursor depois de manter o ecrã premido durante alguns segundos. Alterar manualmente o seu brilho é especialmente importante quando tira fotografias em situações em que tem demasiada ou pouca luz, uma vez que é nestas situações que a sua câmara é particularmente suscetível de tirar más fotografias.

Tirar fotografias sempre no mesmo ângulo

Uma das melhores coisas da fotografia com smartphone é que tem sempre a sua câmara consigo. Se vir algo de que gosta, pode simplesmente tirar uma fotografia e continuar com o seu dia. No entanto, se quiser que as suas fotografias tenham um aspeto único, tem de pensar de forma diferente.

Não há nada de errado em tirar fotografias no seu smartphone com a sua postura normal, mas não se limite a isso. Procure perspectivas únicas, como segurar a câmara mais alto ou mais baixo.

Fotografar apenas na orientação de retrato

Devido ao Instagram e a outras plataformas, a maioria de nós optimiza as nossas imagens para o formato 4:5, o que significa que fotografar na orientação de retrato é muitas vezes a predefinição.

Mas, quer esteja a fotografar para as redes sociais ou para outro local, segurar sempre o smartphone para cima limita a sua criatividade. O modo paisagem tem várias vantagens, especialmente quando está a tentar captar paisagens urbanas e cenários naturais extensos. Por isso, fotografe da forma que achar necessária, consoante o cenário.

Ignorar a grelha no ecrã

Já deve ter ouvido falar de conceitos de fotografia como a regra dos terços, e estas técnicas não se aplicam apenas a câmaras mirrorless ou DSLR. Também pode obter excelentes resultados com o seu smartphone, se prestar atenção à grelha no ecrã.

Utilizando a grelha no ecrã, pode enquadrar a sua imagem de forma mais eficaz. É também uma óptima ferramenta para determinar se deve esperar por algo para melhorar a sua imagem, como uma pessoa ou um ciclista.

A maioria das câmaras de smartphones permite-lhe utilizar uma grelha, mas esta pode não estar activada por defeito. Se não estiver, pode activá-la através da aplicação Definições.

Confiar demasiado nos filtros

Às vezes podemos cair na armadilha de pensar que todas as imagens podem ser corrigidas com um filtro. O mesmo acontece quando publica nas redes sociais, especialmente quando existem tantos filtros fantásticos para as suas fotografias do Instagram.

Mas a verdade é que os filtros devem melhorar as suas fotografias, não criá-las. Confiar demasiado nos filtros pode levar a fotografias piores ao longo do tempo. Também corre o risco de exagerar nas suas edições, o que é um dos maiores erros que a maioria dos fotógrafos – amadores ou profissionais – comete.

Utilize filtros com moderação e concentre-se nos aspectos mais importantes da fotografia com smartphone, como a iluminação e a composição.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados