Cuidado! É altura de tirar os seus auscultadores dos ouvidos!

A utilização de auscultadores cresceu rapidamente, com vários novos tipos e tecnologias disponíveis. Os auscultadores são uma forma prática de ouvir os seus conteúdos multimédia favoritos enquanto se desloca sem incomodar ou ser incomodado pelos outros à sua volta. Mas será que a utilização de auscultadores pode provocar perda de audição ou outros danos nos ouvidos? Uma coisa podemos dizer. É altura de tirar os auscultadores dos ouvidos, se o faz com muita frequência.

Cuidado! É altura de tirar os seus auscultadores dos ouvidos!

De facto isto é algo que ninguém gosta de ouvir. No entanto, a verdade é que dependendo da utilização, os auscultadores podem ser prejudiciais.

Para que os seus ouvidos consigam ouvir sons, estes têm de estar a uma altura igual ou superior a um determinado volume. Isso é chamado de limiar de audição ou limiar auditivo.

A utilização de dispositivos áudio durante longos períodos de tempo e em volumes elevados pode aumentar este limiar. Isto significa que não é capaz de ouvir sons mais suaves, o que pode indicar uma perda de audição.

Este facto já é conhecido há algum tempo. De facto, um estudo de 2007 publicado no Journal of Otolaryngology concluiu que “a utilização prolongada de dispositivos auditivos pessoais pode prejudicar a função auditiva”.

Os adolescentes e os jovens adultos utilizam mais do que nunca os dispositivos de audição pessoal (PLD) para ouvir música. Um estudo recente descobriu que a maioria dos adolescentes e jovens adultos excedeu a dose diária recomendada de 100% de ruído, especialmente quando havia ruído de fundo. Os jovens adultos estão a ouvir música através de auscultadores durante mais tempo e em volumes mais elevados.

Quais os sinais de que algo não está bem e quanto tempo leva a começar a perder a capacidade de ouvir?

Pode demorar algum tempo a aperceber-se dos sintomas de perda auditiva induzida pelo uso prolongado de auscultadores. No geral podem passar cinco anos até que se observe qualquer perda de audição.

rivais dos

Os sinais de perda de audição:

  • As vozes ou os sons do ambiente parecem-lhe abafados ou pouco nítidos
  • Ouve um zumbido persistente nos seus ouvidos
  • Tem dificuldade em ouvir ou diferenciar as consoantes faladas
  • Pede aos outros que se repitam ou que falem mais devagar ou com mais clareza
  • Aumenta frequentemente o volume da televisão
    Tem dificuldade em ouvir sons agudos

O que fazer para não abandonar os auscultadores

Baixe o volume

A principal razão pela qual os auriculares e auscultadores parecem contribuir para a perda de audição é o facto de serem reproduzidos em volumes elevados. Assim isto faz com que os sistemas auditivos fiquem fatigados, o que, com o tempo, pode levar à perda de audição.

Não utilize auscultadores em ambientes ruidosos

Utilizar auscultadores quando os níveis de ruído ambiente são elevados significa, normalmente, que estes são aumentados para níveis de decibéis mais elevados. De facto, os adolescentes que utilizam auscultadores em ambientes ruidosos têm 4,5 vezes mais probabilidades de sofrer de perda auditiva induzida por ruído.

Opte por colunas sempre que possível

Embora os auscultadores não emitam música tão alto como as colunas, como são utilizados muito perto do seu tímpano, o efeito do volume pode ser grande. Assim utilizar colunas em vez de auscultadores pode aliviar o stress a que submete os seus ouvidos.

Invista em auscultadores com cancelamento de ruído

Entretanto se tiver de utilizar auscultadores, opte pelo cancelamento de ruído. Isto permitir-lhe-á possivelmente utilizar os auscultadores em volumes mais baixos, uma vez que o cancelamento de ruído anula efetivamente parte do som do ambiente.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.