A aplicação de encontros Tinder é a mais recente a testar a utilização de inteligência artificial (IA). Conforme revela o jornal The Guardian, o Tinder está a trabalhar numa nova funcionalidade. Assim utilizaria a IA para ajudar os utilizadores a decidir que foto deve ser publicada na aplicação. É sem dúvida uma grande ajuda para muitos utilizadores ter o Tinder com a IA a ajudar a escolher as melhores fotos.
Tinder vai ajudá-lo com a IA a escolher as melhores fotos
O CEO da empresa-mãe do Tinder, o Match Group, Bernard Kim, afirmou durante uma conferência telefónica com analistas e investidores: “Penso que a IA pode ajudar os nossos utilizadores a criar melhores perfis de uma forma mais eficiente e que mostrem realmente a sua personalidade”. A utilização de IA para ajudar os utilizadores a selecionar uma fotografia que capte as suas melhores qualidades também “eliminaria o constrangimento” em algumas ocasiões.
O Match Group, que diz que o Tinder tem 75 milhões de utilizadores ativos. Entretanto divulgou uma carta aos acionistas esta semana na qual escreveu sobre outras possíveis utilizações da IA na aplicação. Nisto inclui-se a utilização para “apresentar o conteúdo certo às pessoas certas para ajudar a melhorar a relevância e, em última análise, os resultados dos utilizadores”. E isto pode traduzir-se em mais deslizes para a direita (uma potencial correspondência) em vez de um deslize para a esquerda (rejeitar uma potencial correspondência).
Entretanto estão a testar outras formas de melhorar os perfis dos assinantes.
Mas as novidades não ficam na ajuda da escolha da foto de perfil. De facto, a IA generativa, semelhante ao ChatGPT e ao Bard, poderá ser utilizada para ajudar os assinantes do Tinder a escrever as biografias utilizadas para atrair potenciais encontros. Esta solução está na fase inicial de testes e só está disponível em mercados de teste. O objetivo é que os utilizadores do Tinder possam fazer com que o chatbot de conversação escreva textos pessoais para as secções “interesses” e “objetivos de relacionamento” dos seus perfis do Tinder.
No entanto, a utilização de IA para melhorar o seu perfil de encontros online tem alguns problemas. De acordo com a chefe de comunicação da aplicação de encontros Inner Circle, Crystal Cansdale, “não podemos ignorar que a segurança é uma questão importante. Desde burlões, spammers e perfis falsos, toda a indústria está preocupada com a forma como a IA se pode utilizar para enganar as pessoas.”
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!