O mundo dos relógios inteligentes deu imensas voltas ao longo dos anos. Afinal de contas, já fui um utilizador assíduo de um smartwatch com WearOS. No entanto, algumas questões deixaram-me sempre de pé atrás. Desde a falta de certas funções até ao fraco interesse da Google em atualizar os relógios. No entanto, parece que isto está a mudar. Assim sendo, testámos o novo TicWatch E3, um smartwatch da fabricante Mobvoi muito interessante e com um belo preço!
Temos aqui uma alternativa incrível para quem prefere utilizar no pulso um relógio com o sistema WearOS. Aliás, neste exato equipamento temos as especificações de topo encontradas na versão Pro 3. São exemplo disso, o chipset Snapdragon 4100, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento. Tudo isto com um preço mais em conta. Claro está, para chegar a este valor temos alguns cortes na construção e feeling do relógio, mas vamos por partes.
TicWatch E3: smartwatch com especificações de topo a preço baixo
Design e Feeling
Apesar de cada um ter a sua opinião quanto ao design, a verdade é que este equipamento não está nada mal. Temos aqui uma aposta num design simples, sem grandes pormenores mas que faz bem o seu trabalho.
Assim, a sua construção além do ecrã com vidro curvo 2.5D, está baseada em grande parte na utilização de plásticos duros. Aqui os materiais mais premium estão longe de serem vistos. No entanto, isto são boas noticias para muitas pessoas!
É que assim conseguimos um equipamento muito leve de apenas 32 gramas. É ideal para quem aposta mais no desporto e para o prolongado uso diário. Quanto à utilização desportiva este dispositivo tem braceletes mais finas de 20mm em vez das mais comuns com 22mm encontradas no seu antecessor.
Ecrã
Antes de mais nada, saiba que apesar das specs o preço do TicWatch E3 é de “apenas” 199€. Assim, tal como nos materiais menos premium temos também um ecrã mais pequeno incluído e com margens mais significativas.
Ainda assim, temos aqui um painel de 1.3 polegadas com resolução 360 x 360 e claro o vidro curvo 2.5D em cima. Ainda assim, a empresa não referiu qual o tipo de painel utilizado.
Em poucas palavras, não sabemos ao certo se é AMOLED ou não, mas sim “High Density Display”, algo que confunde imenso. Pela minha utilização quase tudo indica que temos aqui um ecrã OLED, mas não quero induzir ninguém em erro.
As especificações
Como pontos principais, temos sempre de referir o seu novo CPU Snapdragon 4100, 1GB de RAM e 8GB de armazenamento. Afinal, isto garante o uso fluido quando toca no ecrã do relógio, sem quaisquer atrasos ou paragens entre aplicações.
É importante voltar a referir isto, porque é a partir disto que o equipamento tem muito a oferecer e faz tudo com facilidade. Além das inúmeras capacidades de monitorização de sono, desporto entre outros.
Curiosamente, temos aqui também a capacidade de acompanhar 24H a frequência cardíaca, em conjunto com o sensor de oxigénio no sangue.
Entretanto, temos também suporte a 20 modos de treino profissional como a natação, futebol e taekwondo. Além disso, temos mais 21 modos de treino incluídos e a promessa de mais via atualizações.
Curiosamente, o equipamento consegue detetar quando inicia um treino e inicia o registo dos dados de saúde. Algo que agradou imenso quando me esquecia de iniciar o treino no TicWatch E3.
Para quem gosta de corridas, saiba que este smartwatch traz consigo GPS, GLONASS e posicionamento Beidou integrado. Além de garantir NFC que pode ser utilizado para pagamentos Google Pay e claro a capacidade de reproduzir e controlar a música. Para concluir a conectividade temos também Bluetooth 5.0 e Wi-Fi:802.11b/g/n.
Para terminar aqui, saiba que temos também a PlayStore incluída no smartwatch e claro a capacidade de instalar até centenas de aplicações e milhares de watchfaces.
Chamadas e Mensagens!
É verdade que em muitos casos é melhor pegar no smartphone e responder a uma mensagem de forma mais longa. No entanto, nem sempre é possível. Assim, ter a capacidade para enviar mensagens e efetuar chamadas no seu pulso é algo que dá sempre jeito.
Entretanto esta aposta integra um microfone e coluna alto-falante que fazem bem o seu trabalho nas chamadas e até pode utilizar o Assistente da Google com o relógio. O assistente ajuda imenso para escrever uma mensagem ou dar alguma ordem em especifico.
Quanto à sua autonomia, temos uma bateria de 380mah mas não existem estimativas lançadas pela Mobvoi. Algo, que até entendo porque se utilizar o relógio ao máximo pode durar apenas um dia. No entanto, em média rondei sempre os 2/3 dias de uso moderado.
Conclusão – TicWatch E3
Em poucas palavras, o TicWatch E3 da Mobvoi é um equipamento incrível para o seu preço, mesmo dentro das ofertas da marca. Oferece especificações de topo, mas consegue ficar abaixo dos 200€, sem demasiados compromissos, especialmente se for um desportista.
Ainda assim, em boa verdade, senti a falta do toque premium para um uso mais formal. Algo que é oferecido por outras rivais e até pelo seu irmão TicWatch Pro 3.
Em suma, um equipamento, rápido, muito leve e barato que consegue ultrapassar os rivais pela relação qualidade/preço. No entanto, um facto é que o WearOS ainda tem muito por onde evoluir, mas a Google parece estar prestes a apostar cada vez mais neste sistema.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!