Testes preliminares anti-envelhecimento foram um sucesso


Por em

Dois ensaios clínicos preliminares referentes ao anti-envelhecimento humano foram um sucesso. A terapia com células estaminais apresentou resultados que revelaram uma reversão nos sistemas associados à fragilidade devido à idade. Os resultados sugerem que este tratamento não é apenas seguro, mas também altamente eficaz para combater os fatores-chave no envelhecimento.

Os cientistas têm investigado diversos métodos para conseguirem obter mecanismos eficazes anti-envelhecimento. As descobertas recentes incluem uma proteína que restaura o cabelo e melhora a aptidão física.

As células estaminais mesenquimais ou MSCs estão a ser utilizadas no tratamento de diversas condições patológicas, como cancro e doenças cardíacas. Na prática, este novo tratamento visa reduzir os efeitos da fragilidade em idosos. Segundo as investigações, este é o primeiro tratamento do género a aproximar-se da fase de aprovação da FDA, a organização americana de proteção e promoção da saúde pública.

O tratamento envolve a extração de células-estaminais mesenquimais humanas da medula óssea do doador adulto e a utilização de uma única infusão em pacientes com idade média de 76 anos. A fase 1 e a fase 2 dos ensaios clínicos preliminares revelaram que não ocorreram efeitos adversos na saúde dos pacientes.

O primeiro teste envolveu 15 pacientes frágeis que receberam uma única dose de infusão da medula óssea de doadores entre as idades de 20 e 45 anos. Todos os pacientes demonstraram uma melhor qualidade de vida em geral, ao fim de 6 meses.

O segundo teste foi duplo estudo cego com um grupo placebo. Nenhum efeito adverso foi reportado e os investigadores concluíram que as melhorias físicas das pessoas que receberam uma infusão foram “notáveis”.

A próxima fase é um estudo clínico de Fase 2b, que vai envolver 120 pacientes em mais de 10 locais diferentes. Posteriormente deverá chegar-se à fase 3 que estará já muito perto da aprovação pública final.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.