Testámos o tp-link AC1200 Wi-Fi Range Extender

Será que esta solução é a resposta a todos os problemas de Wi-Fi?

67308
0
Share:

Já passou algum tempo desde que testámos equipamentos de rede na Leak mas tudo vai mudar porque a tp-link se lembrou de encher a nossa redação com diversos dispositivos que têm como principal objetivo garantir o melhor acesso à Internet e ainda zelarem pela nossa segurança.

Preferem o teste em vídeo? Vejam abaixo:

O equipamento de que vos vamos falar hoje tem o nome de código tp-link AC1200 Wi-Fi Range Extender e tem como principal objetivo assegurar que o sinal Wi-Fi chega a todos os pontos da nossa casa, com a máxima qualidade.

Este fabricante passou recentemente por um rebranding e isso está bem patente, não só no logotipo e na página oficial, mas também no design dos diversos produtos que têm vindo a surgir desde essa data.

O tp-link AC1200 Wi-Fi Range Extender RE305 não é excepção e apresenta um design muito atrativo, com uma antena colocada em cada lado.

Os indicadores luminosos estão em cima, juntamente com o botão WPS.

Na parte inferior está localizada uma porta Ethernet e também o botão de Reset.

Como já referimos o objetivo deste equipamento é assegurar que existe Internet em todos os pontos da casa e a forma como o podem conseguir é simples.

Imaginem que têm um equipamento que pretendem ligar à Internet por Wi-Fi numa ponta da casa. Agora imaginem que o router está exatamente num ponto oposto (ou o mais longe possível). O resultado não será difícil de adivinhar: – o sinal Wi-Fi que vai chegar ao equipamento que necessita de ligação à Internet será fraco e como tal não vai ser possível garantir boas velocidades.

É aqui que entra o AC1200 Wi-Fi Range Extender RE305, sendo que apenas é necessário ligá-lo a uma tomada que esteja mais ou menos a meio dos equipamentos. Este dispositivo vai captar com qualidade o sinal Wi-Fi do Router e vai transmiti-lo para o equipamento que necessita de acesso à Internet.

Se julgam que a configuração é uma verdadeira dor de cabeça desenganem-se, uma vez que ao contrário de alguns sistemas semelhantes, apenas necessitam de carregar num botão para ficar tudo a funcionar (ou em dois, se considerarmos o toque no botão do router).

Pressionem o botão WPS do WiFi Range Extender da TP-Link e façam exatamente o mesmo no router. Em poucos segundos os dois dispositivos vão encontrar-se e o sinal vai passar a ser retransmitido.

No entanto nem todos os utilizadores gostam de ter a vida assim tão facilitada e preferem personalizar as suas próprias configurações. Neste equipamento, essa questão não é problema. O vídeo abaixo revela porquê.

O WiFi Range Extender da TP-Link RE305 funciona em duas bandas. Uma com 2,1 GHz e que é capz de atingir velocidades até 300 mpbs e outra de 5 GHz com velocidades até 867 mbps. Considerando o tamanho deste equipamento e até o preço, é sem dúvida um aspeto muito interessante.

Conforme já referimos, o RE305 possui também uma porta Ethernet na parte inferior, permitindo a ligação de equipamentos com fio. Isto é particularmente útil para algumas consolas de jogos.

Para que nada falhe na configuração, este dispositivo vem com uma luz indicadora de alcance na parte superior. Deste modo indica-lhe de uma forma simples e rápida, se colocou o extensor muito longe do router, ou perto. Isto poupa sem dúvida muito tempo, uma vez que sem necessitarem de qualquer computador ou testes de velocidade ficam a saber se o extensor está no sítio certo.

Os nossos testes revelaram que este equipamento funciona muito bem, mesmo quando as distâncias não são propriamente pequenas, fator que nos surpreendeu pela positiva. A configuração levou segundos e tudo ficou a funcionar de forma estável e com boas velocidades.

Preço indicativo: 50 Euros


Share:
Bruno Fonseca

Leave a reply