O Orange PI PC é uma board com fabrico chinês e que surge como alternativa ao Raspberry PI. Se olharmos apenas para o preço, cerca de 14 Euros, podemos pensar de imediato que estamos perante um dispositivo pouco interessante ou muito limitado. Mas será mesmo assim? Nas próximas linhas contamos-lhe tudo.
As especificações
Vamos começar por olhar para as características da board:
- CPU – H3 Quad-core Cortex-A7 H.265/HEVC 4K.
- GPU – Mali400MP2 @600MHz com suporte OpenGL ES 2.0.
- SDRAM – 1GB DDR3 (partilhada com o GPU).
- Storage – Cartão Micro SD (Max. 64GB).
- Rede – 10/100M Ethernet RJ45.
- Video – HDMI com HDCP, CEC, CVBS integrado.
- Audio – 3.5 mm e HDMI.
- Portas USB – 3 portas USB 2.0 e uma USB 2.0 OTG.
A instalação
Trabalhámos sobre dois sistemas operativos que disponibilizamos mais abaixo, o openelec como mediacenter e outro para recriar a consola retro que já apresentámos aqui para o Raspberry PI de modo a termos uma comparação minimamente fiável.
Confessamos que não foi um processo fácil, especialmente porque existe muito mais informação para o Raspberry do que para o Orange. Para que não terem de lidar com estas dificuldades, especialmente se adquirirem um destes dispositivos, compilámos versões especiais destes sistemas e que podem ser encontradas para download no final deste artigo.
O funcionamento
No entanto, quando finalmente conseguimos correr o Openelec 100% funcional o resultado foi muito bom. De facto, não existem diferenças visíveis relativamente à concorrência e até nos atrevemos a dizer que no arranque dos streams o Orange é mais rápido, e isto sem aparente sobreaquecimento dos componentes que era outro dos receios.
Relativamente ao retro gaming deparámo-nos com uma nova surpresa, excelente fluidez na emulação, e em casos pontuais até parece estar melhor que os concorrentes directos, como aconteceu ao nível da emulação do Nintendo 64.
Em conclusão o Orange PI, por apenas 14 Euros, é um excelente investimento do qual se pode tirar imenso proveito.
Para inserirem as imagens nos cartões de memória basta seguirem o tutorial que fizemos para o Raspberry PI aqui.
Eis as imagens para download:
- Descarregar Openelec para o Orange
- Descarregar RetrOrangePi
Dados SSH:
OpenElec: user: root pass: openelec
RetrOrangePi: user: pi pass: pi
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.