Por muito populares e convenientes que sejam as compras online, há coisas que têm mesmo de ser feitas fisicamente. De facto, quando se trata da compra de um automóvel usado, este passo é absolutamente necessário. De facto, é a melhor forma de se certificar de que o veículo se adequa às suas necessidades diárias e ao seu estilo de condução, mas também de ver se tudo funciona como deve. Assim vamos explicar-lhe como fazer corretamente o teste drive de um veículo usado.
Como fazer corretamente o test drive de um veículo usado
Duas cabeças são melhores do que uma
Peça a um dos seus pais ou a um amigo que o acompanhe no test drive e verifique se existem problemas que lhe possam ter escapado. Também é importante que qualquer outra pessoa que tenha de conduzir o veículo regularmente possa sentar-se ao volante e experimentá-lo antes de efetuar a compra.
Planeamento adequado
Se já sabe o que quer e o que não quer no seu próximo veículo, será mais fácil fazer a escolha certa. Leve consigo uma lista de verificação e reveja todos os pontos durante o seu test drive. Além disso, deve planear um percurso que lhe permita testar o comportamento do veículo em várias condições, como autoestrada, trânsito intenso, estradas esburacadas ou de gravilha, etc.
Antes de arrancar …
Não se faça à estrada imediatamente! Abra as portas e a bagageira e veja se consegue aceder-lhes facilmente. Experimente os vários acessórios, ligue o ar condicionado, ajuste os bancos e familiarize-se com os comandos e a posição de condução.
Obter uma imagem realista
É uma boa ideia testar as capacidades e limitações do veículo. No entanto este teste deve refletir o seu estilo e hábitos de condução. Por outras palavras, conduza-o e utilize as suas caraterísticas como faria normalmente. Não deixe que as emoções o influenciem – tente ser racional e cuidadoso ao avaliar todos os aspectos do veículo.
Teste de condução com segurança
Para além de testar o carro em várias condições, deve encontrar um local seguro para experimentar a força de travagem, a capacidade de evitar obstáculos e as manobras de estacionamento. Avise os seus passageiros para que estejam preparados antes de tentar qualquer paragem ou viragem brusca. Se a sensação ou o comportamento do veículo o incomodar ou for inadequado, tome notas e partilhe-as com o concessionário ou com o mecânico que o vai inspecionar antes de tomar uma decisão.
Em caso de dúvida, tente novamente
Se o seu teste foi demasiado curto ou aconteceu à noite, no escuro, nada o impede de pedir para voltar a experimentar o veículo noutra altura. Alguns elementos podem ter-lhe escapado, ou outro membro da família pode querer avaliá-lo. Para que um test drive seja conclusivo, são geralmente necessários até 30 minutos, por isso não tenha pressa!
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



