A Tesla cumpriu a promessa e lançou finalmente a sua versão “low cost” do Model Y em Portugal. Chama-se Model Y Standard, já pode ser encomendado, e marca o início de uma nova fase na estratégia da marca.
A ideia passa por reduzir custos, simplificar o equipamento e atacar um público mais alargado.
Pode ser muito importante para a marca, especialmente nesta altura do campeonato, em que andava a perder quota de mercado fruto de questões políticas.
Um Tesla abaixo dos 40 mil euros!
O novo Model Y Standard arranca nos 39 990 euros, tornando-se o Tesla mais barato atualmente à venda em Portugal.
De facto, é uma diferença de 5 mil euros em relação ao antigo Model Y de tração traseira, que vai sair de cena. Com este preço, o Y de entrada passa a custar o mesmo que o Model 3 base.
Valores muito interessantes, tendo em conta o carro.
Como é que a Tesla baixou o preço?
Cortes bem pensados.
A versão Standard perde alguns luxos para se tornar mais eficiente e acessível.
Dito isto, a frente foi redesenhada, agora sem a barra luminosa em LED que marcava o modelo Juniper, e as jantes encolheram para 18 polegadas, com novas tampas pretas aerodinâmicas. Da mesma forma, a traseira também perdeu a faixa de luz contínua.
Entretanto, no interior, o tejadilho panorâmico deixou de ser visível, apesar de ainda lá estar escondido sob o forro. Os bancos são agora em tecido, deixaram de ser ventilados e perderam regulação elétrica, embora mantenham o aquecimento.
Vale ainda a pensa salientar que o sistema de som premium com 15 altifalantes foi substituído por um mais simples de 7 colunas, e o ecrã traseiro de 8 polegadas desapareceu. Até o forro do frunk e a consola central foram simplificados, agora com um novo compartimento semelhante ao da Cybertruck.
Ainda assim, o essencial mantém-se! Todo o software é basicamente o mesmo. Mas, claro, o Autopilot continua opcional, com preço de 7500 euros, e permite acesso à Condução Autónoma Total Supervisionada.
Menos peso, mais eficiência!
A Tesla afirma que este é o Model Y mais eficiente de sempre, com um consumo médio de 13,1 kWh/100 km e uma autonomia de 534 km (WLTP). É um número impressionante para um SUV elétrico, e reforça o foco da marca na eficiência.
A marca não confirmou os dados exatos de potência nem a capacidade da bateria para o mercado europeu, mas nos EUA este modelo usa uma bateria de 69 kWh e um motor traseiro único.
Gama Tesla Model Y em Portugal
- Model Y Standard — desde 39 990 €
- Model Y Premium (Long Range RWD) — desde 49 990 €
- Model Y Premium (Long Range AWD) — desde 52 990 €
- Model Y Performance — 61 990 €
Em suma, com este lançamento, a Tesla acerta em cheio num segmento onde a concorrência ainda não está onde devia.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!