AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Tesla Model Y (Ensaio) – É um sucesso de vendas. Porquê?

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
5 de Março, 2025
em Auto, Reviews
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

A recente queda nas vendas da Tesla na Europa pode estar um pouco relacionada com aquilo que Elon Musk anda a fazer e a dizer no mundo da política global. Mas, a realidade é que a culpa não é só desta icónica personagem. É também do facto de a Tesla ter anunciado uma nova versão do Tesla Model Y, o que por sua vez fez com que os potenciais consumidores tenham entrado em modo de “espera”.

Isto para dizer o quê? Este Tesla que estamos agora a testar é a versão “velhinha”, não é a nova. O que pode parecer um pouco estranho quando já existe uma nova versão pronta a rolar nas estradas Portuguesas.

Mas, ainda assim, é um ensaio que faz sentido por duas (grandes) razões. Desta forma vai ser possível fazer uma comparação com mais bases, e claro, a realidade é que os Portugueses raramente compram carros novos. Infelizmente, devido à nossa fiscalidade, é cada vez mais normal importar carros, onde temos de incluir este Tesla Model Y.

Por isso, faz todo o sentido dar a nossa opinião sobre este Tesla, que verdade seja dita, apesar de já ter uma nova versão em cima, é tecnologicamente surpreendente.


  • Carros da Xiaomi já começaram a baixar de preço!

(Ensaio) Tesla Model Y – É um sucesso de vendas. Porquê?

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Especificações Técnicas

  • Bateria: 75kWh (Carregamento: 11kW AC / 250kW DC)
  • Autonomia (WLTP): 445km
  • Potência: 384cv // 493nM // 217km/h (Max – limitado eletronicamente – 5s dos 0 aos 100km/h)
  • Lugares: 7 (2 reclináveis)
  • Peso e Dimensões: 4751 mm * 1921 mm * 1624 mm // 2054 kg

Portanto, como dissemos em cima, já existe uma nova versão do Tesla Model Y que promete ter ainda mais sucesso que a que tão bem conhecemos. Uma versão baseada em uma plataforma bastante mais evoluída, eficiente, que tenta melhorar um pouco a experiência de condução com mais segurança, menos ruídos, e claro, mais conforto.

Pode dar uma vista de olhos ao novo automóvel da Tesla em baixo.

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho
(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Mas, a base mesmo a sério de ambos os automóveis, é de facto muito parecida, especialmente no lado da tecnologia, que é onde a Tesla continua a brilhar no mercado automóvel atual.

O que mudou ao certo?

  • Temos o Design Exterior com uma frente e uma traseira atualizadas: O novo Model Y apresenta um design frontal mais aerodinâmico com um nariz mais estilizado e uma barra de luz fina ao longo do capô. Na traseira, há agora uma faixa de luz de largura total.
  • Interior:
    • Tela para Passageiros Traseiros: Foi adicionada um ecrã sensível ao toque de 8 polegadas para os passageiros do banco traseiro, proporcionando maior entretenimento e controle de funcionalidades.
    • Iluminação Ambiente Configurável: O interior agora conta com uma faixa de luz configurável que percorre toda a cabine, permitindo aos utilizadores personalizar a atmosfera do veículo.
    • Assentos Traseiros Motorizados: Os assentos traseiros foram atualizados para serem ajustáveis eletricamente, aumentando o conforto e a conveniência.
  • Desempenho:
    • Autonomia Estendida: A versão Long Range teve sua autonomia aumentada para 719 km, em comparação com os 688 km do modelo anterior. 
    • Suspensão Melhorada: A suspensão foi reajustada para proporcionar uma condução mais confortável e suave.

O Tesla Model Y é o quê?

É um SUV, que serve como uma alternativa mais barata face ao Model X que tanto deu que falar há alguns anos atrás. É obviamente mais pequeno, mas continua a ser um automóvel de grandes dimensões, pensado para ser um automóvel extremamente tecnológico e evoluído, mas nem por isso demasiado longe daquilo que os condutores podem pagar.

Claro que existem muitos comparativos à BYD, especialmente no lado das características técnicas, onde a Tesla fica quase sempre em desvantagem.

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Mas… São coisas muito diferentes, e por isso difíceis de comparar.

A Tesla é a referência do mercado, e a BYD, apesar do seu sucesso, ainda está numa posição de oferecer certas regalias que as líderes não precisam de meter em cima da mesa. Mas uma coisa é certa, enquanto outras fabricantes andam a apostar em especificações técnicas superiores às da Tesla, o ponto forte da Tesla continua a ser a tecnologia que os seus automóveis oferecem, que é de facto capaz de transformar a experiência de condução. É algo que mais ninguém é capaz de oferecer aos dias de hoje. 

Passa até a ideia de que estamos a conduzir uma nave espacial, que está sempre atento a tudo e a todos.
(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho
Identifica carros, motas, bicicletas, pessoas, pinos na estrada, e até consegue ler os sinais de tr“ansito, onde podemos até incluir os luminosos (com aviso sonoro se estiver distraído). Muito bom!

Porém, apesar de impressionante, não é uma experiência sempre positiva, porque o habitáculo, que apesar do facto de existir beleza na simplicidade, acaba por ser demasiado simples para o meu gosto e para a segurança dos condutores menos atentos.

Aliás, para ter acesso a todo o potencial do software que a Tesla oferece nos seus automóveis, é certamente uma boa ideia perder alguns minutos a navegar em cada janela, para depois não ter que andar à procura de coisas mais específicas em andamento.

Por exemplo, os comandos do ar-condicionado estão escondidos no ecrã. De facto, até os comandos para regular o volante e espelhos estão também em janelas meio escondidas na interface.

Isto não é um problema exclusivo da Tesla, mas é algo que a gigante Norte-Americana leva um pouco mais além.

Como é a condução?

De forma muito resumida, é boa no geral. Não pense que vai ter aqui o pico do dinamismo automóvel, ou extrema agilidade.

É um 100% elétrico com boa resposta ao pedal, e bastantes funcionalidades de segurança sempre ativas. É também bastante apontado em velocidades médias ou altas. Porém, em certas manobras, acho-o um pouco pesado, com um ângulo de viragem curto para o seu tamanho. (Algo que a Tesla promete ter melhorado na nova versão).

Ainda assim, no geral, é um automóvel muito equilibrado e seguro na prática da condução. Um automóvel que vamos ver durante mais alguns anos no mercado Português. Porque vai muito provavelmente desvalorizar um pouco com a chegada do novo e renovado modelo.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Misturou gasolina normal com aditivada? O que faz ao motor? , incêndios nas bombas de gasolina, meter combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo, incêndio abastecer

Existia um imposto ilegal nos combustíveis em Portugal?

por Nuno Miguel Oliveira
24 de Março, 2026

Caso não saibas, durante alguns anos, os portugueses pagaram um imposto nos combustíveis que, entretanto, foi considerado ilegal pela justiça europeia. Agora, a fatura pode voltar atrás… pelo...

byd, seal, seal u

Carregar um elétrico em 5 minutos? A BYD já lá chegou!

por Nuno Miguel Oliveira
24 de Março, 2026

A BYD, que por acaso até anda a apostar mais em carros híbridos, decidiu atacar um dos maiores problemas dos carros elétricos. O tempo de carregamento! E ao...

honda hr-v: híbrido interessante! bonito e conduz-se bem

Vais comprar um carro híbrido usado? Verifica primeiro isto

por Miguel Sousa
24 de Março, 2026

Comprar um veículo usado traz sempre a sua dose de mistério e incerteza. No entanto, quando adicionas uma bateria de alta voltagem, um sistema de travagem complexo e...

O perigo mortal da chuva negra após os ataques aos depósitos de petróleo

Combustíveis. Mesmo que a guerra termine, vais pagar mais!

por Nuno Miguel Oliveira
24 de Março, 2026

Os combustíveis sobem quase em tempo real quando há guerra, tensão internacional, cortes na produção ou simples receios nos mercados. Mas, quando a coisa acalma, o inverso já...

Artigo Seguinte
Fritadeira do Pingo-doce

Aspirador dois em um do Pingo Doce a mega-preço! Veja

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

Google Maps no trânsito, google maps com iPhone, Waze com iPhone

Muda estas definições no Google Maps e acaba com o stress no trânsito

24 de Março, 2026
Falta de zoom? O LIDL lançou um telescópio para o teu telemóvel

Falta de zoom? O LIDL lançou um telescópio para o teu telemóvel

24 de Março, 2026
Segue-nos no Google Notícias e não percas nenhuma informação. Carrega aqui.

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados