Quarta-feira, Julho 9, 2025

Tesla em crise: a queda de um império e a culpa pode ser de Musk

Durante anos, parecia que a Tesla iria dominar o mundo automóvel e deixar os concorrentes a ver navios. Mas em 2025, a realidade é bem diferente. A empresa de Elon Musk atravessa um dos períodos mais conturbados da sua história e há quem diga que pode mesmo ser o pior de sempre. Com uma Tesla em Crise qual o papel de Musk?

Tesla em crise: a queda de um império e a culpa pode ser de Musk

O colapso não acontece por acaso. Há um conjunto de fatores económicos, comerciais e até políticos a contribuir para este momento difícil. Por um lado, há uma quebra acentuada nas vendas, especialmente na Europa, onde a Tesla vendeu menos 45% em janeiro. A nível global, a descida no primeiro trimestre foi de 13%, num mercado de veículos elétricos que, ironicamente, continua a crescer a um ritmo saudável de 15% ao ano.

Então o que está a correr mal?

Os rivais, como a chinesa BYD, estão a ganhar terreno a uma velocidade impressionante. Mas o problema não é só técnico ou estratégico é também de imagem. A postura política de Elon Musk tem gerado boicotes e um sentimento crescente de rejeição à marca Tesla. E agora, com um confronto direto com Donald Trump, a tensão subiu de tom e a instabilidade nos mercados aumentou.

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Face a esta tempestade, a Tesla decidiu mexer na estrutura. Omead Afshar, um dos executivos mais próximos de Musk, foi afastado. Oficialmente saiu por vontade própria, mas tudo indica que foi uma “saída estratégica” decidida internamente para apaziguar investidores e mostrar que estão a ser tomadas medidas.

Afshar era responsável pelas operações de vendas e produção na América do Norte e Europa, exatamente os mercados onde a Tesla está a perder mais força. A sua saída junta-se à de vários outros altos quadros da empresa, num contexto de cortes, mudanças agressivas de rumo e pressão por resultados imediatos.

O mais curioso? Ninguém parece responsabilizar diretamente Elon Musk. Embora um grupo de investidores já tenha manifestado preocupação com a sua falta de envolvimento recente na Tesla, é difícil ignorar que o próprio Musk pode ser uma das maiores razões para o declínio da empresa.

Se a Tesla quiser recuperar, terá de fazer algo difícil, mas urgente. Ou seja, separar a marca da figura pública do seu fundador, reconquistar antigos clientes e voltar a provar que continua a ser uma referência em inovação tecnológica e não apenas uma marca envolta em polémica.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também