Tesla decidiu abandonar a NVIDIA e criar o seu próprio chip de IA

tesla FSD

A Tesla Motors anunciou hoje o desenvolvimento do seu próprio processador IA, para carros autónomos, que deverá potenciar a funcionalidade de Piloto Automático, em todos os seus carros.

Caso não saiba, a empresa tinha um acordo com a NVIDIA, para a produção de processadores ‘NVIDIA DGX’, para o processamento desta funcionalidade… Mas por qualquer razão, decidiu abandonar a gigante das placas gráficas, para desenvolver e produzir a sua própria solução.

Assim, de seu nome ‘Tesla FSD Chip’ (Full Self-Driving), o processador já faz parte dos mais recentes Model S e Model X! (Produzidos depois de Março de 2019.) E pelos vistos, a ideia é expandir a sua implementação, para o Model 3, num futuro muito próximo.

O chip Tesla FSD é um FPGA (Field-Programmable Gate Array), ou seja, um circuito integrado desenhado para ser configurado pelo cliente, depois da sua produção.

Portanto, esta solução da Tesla, consiste em 250 milhões de ‘Gates’, em cerca de 6 mil milhões de transistores! Todos eles dentro de ‘die’ de 260 mm², sendo produzido com o processo de 14nm FinFET, pela Samsung Electronics.

O chip conta ainda com 32 MB de memória cache SRAM, um array 96×96 mul/ada, sendo capaz de de produzir 72 TOPS por ‘die’, funcionando a uma frequência de 2.0GHz. Sim, leu bem… Por ‘die’! Afinal de contas, uma placa lógica pensada para a funcionalidade Auto-Piloto, conta com 2 chips destes!

Em suma, a Tesla afirma que este novo chip, oferece 21x mais performance que a solução da NVIDIA! 

Tesla FSD

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


Tesla está a planear mudar os motores do Model S e Model X

A Tesla parece estar neste momento a planear, uma gigantesca atualização, para os seus Model S e Model X! Pegando em alguma da tecnologia desenvolvida para o modelo mais recente, o Model 3.

Os novos motores, que irão trazer mais autonomia, bem como mais potência, poderão estar prestes a chegar! De modo a dar um ‘Boost’ às vendas da empresa de Elon Musk

Algumas fontes familiares com o assunto, afirmam que existem mesmo novos motores para os ‘velhos’ modelos, com o nome de código ‘Raven’. E como já mencionámos em cima, este motor tem como base, algumas das tecnologia encontradas nos novos Model 3!

Leia o resto do artigo aqui.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!