A Tesla agiu de uma maneira muito estranha! Os gerentes de stock de peças na sede da empresa, falaram com os seus fornecedores de modo a conseguirem um ‘Desconto Retroativo’!
Claro que a bolsa reagiu imediatamente assim que este pedido se tornou público… Com a empresa a perder 4% desde esta manhã!
A Tesla quer negociar descontos de compras feitas no passado!
Os fabricantes de automóveis são conhecidos por aterrorizarem a vida dos seus fornecedores! Tentando sempre negociar o melhor preço possível e caso isso não aconteça, mudando imediatamente para outro fornecedor.
Dito isto, obvio que qualquer fabricante de relevo vai automaticamente fazer encomendas na ordem dos milhões de unidades, e por isso mesmo com descontos, é muito difícil de recusar.
O fornecedor pode estudar a proposta, pesando a sua margem de lucro, com o volume de encomendas, fechando depois contrato com o fabricante! Este tipo de contratos dura alguns anos, dando a ambos os lados uma chance de remendar algumas partes consoante a performance do seu negócio.
O que é realmente estranho, é que a Tesla está a pedir aos fornecedores descontos de peças compradas em 2016!
Ou seja, as empresas estão agora a receber e-mails, basicamente a pedir dinheiro de volta! Este pedido inclui a menção de que a empresa está a tentar atingir uma certa rentabilidade, e que esta prática é obrigatória para conseguir alcançar os seus objetivos.
O consultor da fabricação e gestão de stock ‘Dennis Virag’ com cerca de 40 anos de experiência na indústria diz que nunca viu nada como isto na sua vida:
– “É completamente ridículo, mostrando que a Tesla está completamente desesperada! Estão preocupados com a sua rentabilidade, mas não querem saber da rentabilidade dos seus parceiros.”
A Tesla pode estar a ficar sem dinheiro!
Por um lado, a produção do Model 3 está finalmente a chegar ao objetivo de 5000 unidades por semana! No entanto, por outro lado, a empresa está a gastar quantidades enormes de dinheiro, sem qualquer intenção de parar.
Atualmente, a empresa está a consumir cerca de mil milhões de dólares por trimestre! Terminando o primeiro trimestre de 2018 com 2.7 mil milhões de dólares em caixa.
A Tesla já disse que irá diminuir os seus gastos! Tencionando cortaar cerca de 9% dos seus empregados, gastando menos em atualizações e compras para as suas fábricas.
Contudo, apesar desses planos, alguns especialistas dizem que a Tesla irá ficar sem dinheiro no primeiro trimestre de 2019!
O que pensa sobre isto? Afinal o que se passa com a Tesla? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!