Terminal do Windows acaba de receber muitas novidades!

O Terminal do Windows é uma aplicação em que a Microsoft tem estado a trabalhar secretamente. Dito isto, é a nova forma central de trabalhar com o PowerShell, o Windows Subsystem para Linux e também aplicações antigas baseadas em linha de comando. Entretanto a Microsoft tem estado sempre a adicionar novidades deste o primeiro lançamento. Agora o Windows Terminal Preview 1.12 já está disponível e tem novidades tanto para quem está no Windows 10, como para quem já aderiu ao Windows 11.

Terminal do Windows acaba de receber muitas novidades!

Uma das principais novidades que a Microsoft anunciou é que o terminal do Windows agora pode ser definido como a app por defeito no sistema operativo para várias funções. Isto desde que estejamos no Windows 11. Assim abrir qualquer aplicação através da linha de comando vai correr no Terminal do Windows, em vez de no cmd.exe ou no PowerShell. A nova opção está disponível na secção Startup da página de definições do Terminal. Também pode ser encontrada na secção de Privacidade e Segurança da app de definições.

Terminal do Windows

Entretanto esta app vai passar a reconhecer o perfil do Windows em que está a decorrer. Se estiver na conta de uma pessoa vai restaurar os separadores que essa pessoa estava a utilizar.

Outras alterações dão conta de uma opção de fundo completamente transparente. Entretanto é possível descarregar o Windows Terminal Preview a partir da Microsoft Store ou da página de lançamentos do GitHub conforme refere o XDA.

Entretanto e já que falamos em aplicações saiba que depois de tanto se ter falado do suporte para aplicações Android no Windows 11 eis que elas estão finalmente disponíveis. De facto, funcionam muito bem e vários utilizadores já tiveram oportunidade de as experimentar. Dito isto, se o quiser fazer, tem de estar registado como Windows Insider e subscrever o canal beta. No entanto há uma coisa engraçada. É que ao contrário do que seria pensar esta novidade não passou pelo canal dev. Foi logo para o canal beta o que é raro nestas coisas. Seja como for a Microsoft revela que pretende testar esta novidade de forma pública.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados