Tens uma máquina Nespresso? 5 truques para tirar melhor café

Ter uma máquina a sério, com grão e moinho, é o sonho da grande maioria das pessoas que realmente gosta de café. Mas, nem todos nós temos o orçamento, ou sequer a paciência, para tirar um café com todo o cuidado logo pela manhã. Por isso, uma máquina Nespresso é, para muita gente, a forma mais rápida e limpa de começar o dia com café.

Afinal, é cápsula lá para dentro, botão pressionado e está feito. Funciona! É isso que se quer. Mas isso não quer dizer que estejas a tirar o melhor partido da máquina… nem das cápsulas, que hoje em já não são propriamente baratas. (Apesar de ainda serem muito mais baratas que um café de rua… Sabias que já ultrapassa o 1€ em Lisboa!?)

Ou seja, se queres café mais quente, mais consistente e com melhor sabor, há alguns hábitos simples que fazem mesmo a diferença.

1. Aquece a máquina antes de tirar café

Quando eu quero beber café ao pequeno-almoço, faço uma coisa muito simples. Ligo logo a máquina, e vou fazer a comida. Quando termino tudo, tiro o café com a máquina já “quente”.

Aliás, se achas que o café sai sempre “pouco quente” ou morno, um simples ciclo de enxaguamento antes de colocar a cápsula aquece o circuito interno e evita perdas de temperatura.

Bónus. A chávena também fica quente.

2. Usa sempre água fresca

Água parada no depósito durante dias não ajuda ninguém. Nem a ti, nem ao café. O ideal é esvaziar o depósito ao fim do dia, lavá-lo com água morna e deixá-lo secar. De manhã, água fresca.

Se vives numa zona com água dura, um filtro externo pode melhorar bastante o sabor e ainda atrasar a formação de calcário.

3. Limpa a máquina com regularidade

Cápsulas usadas, humidade e calor são a receita perfeita para maus cheiros e coisas bem piores. Basta esqueceres o depósito de cápsulas cheias durante uns dias para começares a perceber o problema.

Pode até acontecer começares a ter infestações de mosquitos, porque estes adoram as borras do café.

A solução é simples. No fim do dia, esvaziar o recipiente das cápsulas usadas, lavar o tabuleiro de pingos e deixar tudo a secar ao ar. Abre a tampa da máquina e passa um pano húmido no interior. Cinco minutos evitam surpresas desagradáveis.

4. Um bom espumador faz milagres

Antes de trocares de máquina só porque queres cappuccinos ou lattes, pensa nisto. Um espumador de leite à parte resolve o problema por muito menos dinheiro. Há excelentes alternativas (e baratas) na Amazon.

5. Aprende o que realmente gostas de beber

Há cápsulas para todos os gostos, mas isso também significa gastar dinheiro em cafés que afinal não te dizem nada. Guarda as notas de prova das cápsulas que gostas, percebe se preferes torras claras ou escuras, sabores mais frutados ou mais intensos.

Outra dica importante. Controla o consumo. Se uma caixa desaparece em menos de uma semana, talvez esteja na altura de negociar limites cá em casa.

Extra. Recicla as cápsulas!

Pode não mudar o sabor do café, mas ajuda a dormir melhor à noite. A Nespresso tem programas de recolha e reciclagem em vários países, incluindo Portugal, através de lojas e sacos próprios.

É um pequeno gesto, mas faz diferença. Até porque a empresa te envia um saco para reciclagem em cada encomenda.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também