Tenha cuidado com as permissões que dá apps do seu smartphone!

Hoje em dia, a grande maioria dos utilizadores (nomeadamente os mais jovens), dão acesso a tudo no seu smartphone quando instalam uma nova aplicação… É a câmera, o microfone, a lista de contactos, etc…

Algo que caso não saiba, pode ser muito perigoso. Nomeadamente se existir uma quebra de segurança no seu aparelho, ou em qualquer app que tenha todo este acesso ao seu smartphone.



Tenha cuidado nas permissões das apps do seu smartphone (Microfone e Câmera)!

permissões apps

Afinal de contas, segundo um novo estudo de mercado onde foram questionadas 15 mil pessoas, cerca de 23% dos inquiridos responderam que sim, que dão todas as permissões possíveis e imaginárias, sem sequer pensarem muito bem no assunto. Curiosamente, a grande maioria destes utilizadores estão na faixa etária entre os 25 e os 34 anos, o que por sua vez parece querer dizer, que as gerações mais velhas têm mais cuidado com a sua privacidade.

Contudo, apesar de muito boa gente continuar a dar permissão a quase tudo no seu smartphone, a verdade é que as coisas estão a mudar, visto que 59% dos inquiridos expressou algum tipo de preocupação relativamente à câmera poder estar ativa sem o seu conhecimento. Algo que facilmente pode ser feito através de software malicioso. (É exatamente por isto que a Apple implementou formas de saber se a câmera ou microfones estão ligados no iOS, mesmo que não os esteja a usar).

Em suma, tenha cuidado com as permissões que dá, e sobretudo, tenha cuidado com as apps que instala no seu smartphone. Afinal de contas, é completamente normal dar permissão de uso de câmera a uma app como o Zoom ou o Instagram… Mas quando uma app como uma calculadora pedir esta permissão, se calhar é boa ideia questionar-se se é boa ideia dá-la.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também