A Tempestade Leonardo já é uma realidade e os seus efeitos começam a sentir-se seriamente em Portugal a partir de agora, terça-feira. Se achavas que a Kristin tinha sido o fim do mau tempo, prepara-te: o IPMA já confirmou que esta nova depressão traz chuva que pode equivaler a um mês inteiro em apenas cinco dias. Mas antes de entrares em pânico com os avisos amarelos e laranjas que já pintam o mapa de distritos como Lisboa, Faro, Beja e Setúbal, convém perceberes o que os números da tua app te estão realmente a dizer.
Tempestade Leonardo: Afinal quanto vai chover na tua zona?
O IPMA prevê que o período mais crítico seja entre a noite de quarta-feira, 4 de fevereiro, e a madrugada de quinta, dia 5. Nas regiões montanhosas do Norte e Centro, os acumulados podem chegar aos 250 litros por metro quadrado até sábado.

No entanto, quando abres a tua aplicação e vês 60% de chuva, o que é que isso significa para o teu bairro?
O cálculo que decide se te molhas
Muitos utilizadores pensam que 60% significa que há 60% de probabilidade de chover. Mas a verdade técnica é outra. Os meteorologistas usam o PoP (Probabilidade de Precipitação), que é calculado com uma conta simples:
Confiança x Área = Probabilidade final
Confiança: A certeza que o meteorologista tem de que vai chover em algum lugar da região.
Área: A percentagem da área que vai efetivamente receber essa chuva.
O truque da percentagem na Tempestade Leonardo

Com a chegada da Leonardo, o cenário pode ser enganador. Vê estes dois exemplos práticos de como os 40% na tua app podem significar coisas totalmente diferentes:
Cenário A: O meteorologista tem 100% de confiança de que a frente da Leonardo vai passar, mas ela é estreita e só vai cobrir 40% da tua zona. O resultado na app é 40%.
Cenário B: Ele só tem 50% de certeza de que a tempestade se vai desviar para a tua região, mas se vier, ela é enorme e cobrirá 80% da área. A conta (0,5 x 0,8) também dá 40%.
O que esperar nos próximos dias
A partir de terça-feira ao final da tarde, a chuva entra pelo Baixo Alentejo e Algarve. O pico chega na quarta e quinta-feira, com chuva persistente e rajadas de vento que podem atingir os 95 km/h. Se vives em zonas altas, conta também com neve a partir de quinta-feira, já que a cota deve descer para os 1200 metros.
Resumindo: a percentagem na tua app não mede a intensidade da tempestade, mas sim esta combinação de confiança e área. No caso da Leonardo, a confiança é muito alta, por isso se vires uma percentagem elevada, prepara as galochas!

