Temos uma novidade tecnológica nos ecrãs da Samsung!

O departamento responsável pelo desenvolvimento de ecrãs da Samsung acabou de anunciar uma nova tecnologia muito interessante, que poderá dar origens a aparelhos simplesmente incríveis. Estamos a falar de um ecrã OLED bi-dobrável. Uma tecnologia que veio para ficar. Mas não foi só isto!

Como deve imaginar, na indústria dos smartphones, muitos foram os estudos feitos na vertente dos ecrãs dobráveis, tudo com o intuito de ser possível meter as mãos num ecrã maior caso seja necessário e, em simultâneo, a possibilidade de diminuir as suas dimensões para um fácil manuseamento e transporte.



Muito resumidamente, um smartphone que é capaz de se ‘esticar e transformar’ em tablet quando necessário.

Estamos a falar de uma inovação que apesar de ainda meter algum medo aos consumidores, é inegavelmente o futuro do mundo mobile. Aliás, ao longo do ano já foram feitas varias demonstrações de ecrãs dobráveis por parte de várias fabricantes. Mas como deve imaginar, quando falamos de ecrãs, temos sempre de olhar para aquilo que a Samsung tem para oferecer. Ao fim ao cabo, esta é a fabricante que mais apostou, e que mais aparelhos dobráveis tem nas prateleiras. (Curiosamente, é também a fabricante que lhes deu pior reputação, depois do lançamento do primeiro Galaxy Fold.)

Portanto, dito tudo isto, a Samsung é a mais recente fabricante a apresentar novos conceitos relativos a ecrãs dobráveis no evento Display Week. Resumidamente, os conceitos apresentados que mais se destacaram foram um dispositivo Bi-Dobrável. Um aparelho baseado numa tela deslizante. E por último, um PC cuja câmera fica por baixo do ecrã, desaparecendo o típico ponto no ecrã que tanto dá que falar. (Tecnologia que aos poucos começa a chegar ao mundo dos smartphones.)

Ao primeiro conceito, a marca designa como “S Foldable OLED” visto que se equipara a característica de dupla dobra da letra “S”. Ou seja, conceito similar ao Galaxy Z Fold 2, mas com a capacidade de fazer mais uma dobra.

Relativamente ao conceito de ecrã deslizante, a empresa pretende que os seus dispositivos em vez de desdobrarem…Consigam ficar com um ecrã maior com o deslizamento de uma tela para um dos lados. Um conceito similar ao apresentado pela LG ainda este ano. (Mas como deve saber, a LG ‘morreu’ para os smartphones…)

Contudo, apesar de anunciados, estes conceitos da Samsung Display não passam ainda de uma simples ideia! Algo que precisa de passar do papel para a prática, ou seja, para o mercado.

Assim, são tecnologias que podem realmente surgir nos próximos projetos da Samsung! Contudo, ainda não são uma garantia. Visto que na altura de os meter em prática, os custos podem ser simplesmente proibitivos.

Afinal, caso não saiba, é exatamente por isto que a Samsung ainda não avançou para a câmera frontal escondida debaixo do ecrã. Isto porque os custos e percentagem de defeitos eram demasiado altos para ser viável a uma grande escala.

Dito tudo isto, será que este conceito ‘bi-dobrável’ veio para ficar?

Será que irá conquistar o seu lugar no mercado dos smartphones? A meu ver, tudo depende do preço. Penso que estamos numa altura em que o mercado quer mesmo meter as mãos em inovações tecnológicas… Ao preço certo!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
João Sousa
Desde cedo sempre procurei estar a par das novidades tecnológicas acabando por seguir carreira na vertente das tecnologias. Conhecer o estado da arte atual nas diferentes tecnologias preenchem os meus dias pois gosto de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!