A PlayStation 4 chegou ao mercado originalmente em 2013, tornando-se em uma das consolas mais populares e mais vendidas de sempre. No entanto, parece que existe um problema grave, que mais tarde ou mais cedo, irá acabar por afetar todas as consolas.
Afinal de contas, a PS4 perde a capacidade de jogar jogos offline, se por ventura a pilha CMOS dentro da consola ‘morrer’. E meus amigos, não existem pilhas eternas.
Tem uma PS4 com alguns anos em cima? Vai ter problemas
Portanto, Forest (@Forest_Reviews) já suspeitava da situação, e como tal, decidiu comprar uma PS4 Slim para testar a coisa. Assim, desmontou a consola e retirou a pilha CMOS da mainboard.
Sem grandes surpresas, chegou à conclusão esperada! A consola é incapaz de correr jogos físicos ou digitais sem uma ligação à Internet, caso a pilha estiver completamente gasta.
A consola irá apresentar o erro “CE-30391-6”, e pelos vistos, é uma situação que até poderá resultar no corrupção de informação presente no disco.
Claro que não é o fim do mundo, visto que desde que tenha uma ligação à Internet, a consola irá ligar-se à PSN e irá executar tudo na maior das normalidades. Contudo, daqui a alguns anos, é muito provável que a Sony termine com o suporte online da PS4, tal como fez com a PS3, PSP e PS Vita, o que claro está, significa que algures no futuro, todas as consolas PS4 irão ficar incapazes de correr todo e qualquer jogo, porque não vão ter ligação à Internet, e as pilhas não duram para sempre.
Nota: Geralmente, uma pilha CMOS tem um ciclo de vida de 5~10 anos, mas podem durar mais tempo tendo em conta o uso, e também a qualidade da pilha.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.