Tem um PC velho ou ‘barato’? Qual é a melhor placa gráfica?

É muito comum ver gamers com máquinas antigas, ou PCs pré-feitos que não são nada de especial, a precisarem de um upgrade grande no campo gráfico para conseguir jogar alguns dos jogos mais recentes.

Mas aqui temos alguns problemas… Não podemos meter uma placa gráfica de topo num PC que não vai conseguir retirar todo o seu ‘sumo‘. Além disso, podem existir alguns constrangimentos extra como a fonte de alimentação ou mesmo o tamanho da caixa.

Tem um PC velho ou ‘barato’? Qual é a melhor placa gráfica?

Por isso, vamos imaginar a seguinte máquina:

  • CPU: Intel Core i3-9100 (3.6GHz e boost até 4.2GHz
  • Motherboard: Marca Branca com chipset H410
  • RAM: 8GB DDR4-2400
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GT 730 2GB
  • Fonte: 200W de marca branca
  • Caixa: HP Barebone

Pois bem, este PC é basicamente uma máquina pré-feita pela HP, contando com uma fonte de alimentação fraca, e caixa super compacta. O que é normal, quem desenhou esta máquina nunca pensou no gaming, ou desempenho de outro mundo. Mas isto não significa que não existam algumas soluções.

- Advertisement -

Pois bem, como a fonte de alimentação é muito limitada, faz todo o sentido meter uma placa gráfica sem alimentação extra. Ou seja, uma placa limitada a 75W, que é a alimentação do slot PCIe. Aqui podemos meter uma GT 1030, ou uma GTX 750 Ti, ou muito mais interessante que estas duas soluções, uma GTX 1650 sem alimentação extra. (Ou RX 560 se quiser uma alternativa da AMD)

Atenção, mesmo que opte por mudar a fonte de alimentação (boa sorte com a caixa), não se esqueça que o Intel Core i3-9100 é um processador competente, mas é apenas um quad-core sem capacidades de OC. Não pense em meter uma placa gráfica super poderosa, caso contrário, vai ter um bottleneck significativo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.