Sete anos depois do lançamento do iPhone 5, a Apple começou a enviar alertas aos proprietários deste equipamento. No aviso pode ler-se que devem atualizar os seus dispositivos para a versão mais recente compatível do iOS – iOS 10.3.4 – até o próximo domingo, 3 de novembro.

Tem um iPhone 5? Se não instalar este update deixa de funcionar

Segundo a empresa, as unidades do iPhone 5 que não forem atualizadas para o iOS 10.3.4 até o final da próxima semana vão deixar de poder-se ligar à Internet. Isto significa que até serviços básicos como a App Store, iCloud, email e navegação na Internet através do Safari ou do Chrome vão deixar de funcionar.

iPhone 5

As atualizações de software over-the-air também vão passar a estar imediatamente indisponíveis, embora exista uma solução para este problema. Dito isto, caso se esqueça de instalar o software no seu iPhone 5 até 3 de novembro, vai ter de fazer backup de todos os seus dados para um computador de modo a fazer um restauro (recuperação) completo para a última versão do iOS.

A Apple originalmente interrompeu o desenvolvimento do iOS 10 há dois anos após o lançamento do iOS 11. No entanto, acabou por ser forçada a corrigir um problema importante nesta versão. Isto ajudou a manter a compatibilidade de iPhones e iPads mais antigos com redes GPS e não só. Ou seja, este problema foi uma excelente novidade para muitos utilizadores.

Entretanto, os iPads de quarta geração também são afetados por esta alteração, embora a única funcionalidade afetada seja o GPS. De qualquer forma, provavelmente é uma boa ideia instalar a atualização.

Já que falámos no iOS e nas atualizações há um alerta importante para quem tem os iPhones mais recentes. É que o novo iOS 13.1.3 está a causar falhas críticas em quase todos os iPhones, especialmente nos mais recentes! Afinal, graças a isto, a Apple até já está a trocar algumas unidades. Assim, se por acaso for afetado, vai ver o aviso “Ultra Wideband Update Failed. Your iPhone cannot use Ultrawide band until is has been updated.” a aparecer no seu telemóvel.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.