Inicio Especiais Tem esta câmara da D-Link? Então pode estar a ser espiado!

Tem esta câmara da D-Link? Então pode estar a ser espiado!

De acordo com a mais recente investigação da ESET, a câmara cloud DCS-2132L da D-Link apresenta diversas vulnerabilidades de segurança que podem abrir a porta a utilizadores mal intencionados.

Atualmente é preciso muito cuidado com a utilização de câmaras. É que quando menos esperamos, podemos estar a ser espiados, sem termos conhecimento. Aparentemente é isto que pode acontecer na câmara da D-Link!

da D-Link

Com base nas informações divulgadas, este fabricante mitigou algumas das vulnerabilidades relatadas, mas outras ainda continuam.

“O problema mais sério com a câmara cloud da D-Link, DCS-2132L, é a transmissão não encriptada do vídeo. Tudo é executado sem encriptação entre as ligações, ou seja, entre a câmara e a cloud e entre a cloud e a app do lado do cliente. Isto facilita os ataques de intercepção de dados e permite que utilizadores mal intencionados espiem os streams de vídeo das vítimas”, refere o investigador Milan Fránik da ESET.

Outro problema sério encontrado na câmara estava oculto no plug-in do browser que se chama “myDlink services”.

O plug-in trata da criação do túnel TCP e da reprodução de vídeo ao vivo no browser do cliente. Entretanto, também é responsável pelo encaminhamento de solicitações para os fluxos de dados de áudio e vídeo através de um túnel, que está à escuta numa porta gerada dinamicamente no host local .

“A vulnerabilidade do plug-in pode ter tido consequências terríveis para a segurança da câmara, já que possibilitou que os invasores substituíssem o firmware legítimo por uma versão manipulada”, afirma Fránik.

Entretanto, a ESET reportou todas as vulnerabilidades ao fabricante. Algumas delas – principalmente no plug-in myDlink – já foram mitigadas e corrigidas através de uma atualização. No entanto, os problemas com a transmissão não encriptada de vídeo deste sistema da D-Link persistem.

De facto, vivemos tempos complicados. Apesar de todos os benefícios da tecnologia, acabamos por estar muito mais controlados. Por vezes, sem sabermos! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...