Esta é a única forma do seu telemóvel ficar mais rápido!

Os smartphones e os tablets não foram feitos para durar para sempre. No entanto, embora alguns durem mais do que outros, a realidade é que a vida útil média de um smartphone é inferior a três anos. Embora se espere que este intervalo aumente com o tempo, é algo que sabe a pouco. Há muitas formas de otimizar o seu dispositivo Android para obter um melhor desempenho e uma vida útil mais longa. Isto mesmo que ja tenha algum tempo. Assim vamos dizer-lhe qual a única forma do seu telemóvel ficar mais rápido!

Esta é a única forma do seu telemóvel ficar mais rápido!

Remover aplicações não utilizadas e questionáveis

O primeiro passo essencial para otimizar o seu Android é eliminar tudo o que não precisa, a começar pelas aplicações. É provável que existam aplicações antigas e desactualizadas a ocupar um espaço de armazenamento precioso no seu dispositivo. Algumas aplicações podem até estar a ser executadas em segundo plano sem que se aperceba. Isto não contribui para um telemóvel mais rápido.

telemóvel mais rápido

O primeiro passo para remover aplicações não utilizadas e questionáveis é encontrá-las. Nas definições, o dispositivo apresenta a quantidade de espaço que cada aplicação ocupa e alguns dispositivos apresentam a última vez que a aplicação foi utilizada. A partir daí, pode forçar a paragem de uma aplicação que esteja a funcionar em segundo plano ou desinstalar as que não precisa.

Também pode remover aplicações Android premindo longamente a aplicação a partir do ecrã inicial até aparecer o menu de opções. Se estiver a remover aplicações de um telemóvel Android, certifique-se de que está a premir longamente as aplicações na gaveta de aplicações. Para lá chegar, basta deslizar para cima a partir de qualquer ecrã inicial.

- Advertisement -

Se quiser ir mais longe na limpeza, considere desinstalar as aplicações que não contribuem para a experiência Android, incluindo as que apresentam riscos de segurança conhecidos.

Restringir as aplicações que consomem dados

Abandonar as aplicações que consomem muitos dados pode ajudar o seu dispositivo Android a funcionar melhor. Imagine quantas aplicações podem estar a descarregar pequenos pedaços de dados – que se acumulam ao longo de 10, 15 ou mais aplicações – enquanto nem sequer está a utilizar o telemóvel. Forçar as aplicações a utilizarem apenas Wi-Fi e a não sugarem os seus dados em segundo plano pode ajudar o seu dispositivo a funcionar mais rapidamente quando estiver a utilizar dados móveis. As restrições de dados são úteis. Tanto para tablets com dados como para smartphones com um plano sem fios. Mas mesmo os tablets apenas com Wi-Fi podem beneficiar de alguma limpeza de dados.

telemóvel mais rápido

O seu tablet pode funcionar mais rapidamente sem aplicações que acedam à rede Wi-Fi sem a sua permissão explícita. Da mesma forma, algumas aplicações de streaming – como a Netflix ou a Disney – podem funcionar lentamente se a sua rede Wi-Fi doméstica não for a mais forte e outras aplicações estiverem a funcionar em segundo plano.

Eliminar transferências antigas e desnecessárias

Qual foi a última coisa que descarregou para o seu smartphone ou tablet? Se por acaso se lembrar do que foi, ainda está a utilizar esse ficheiro descarregado? É provável que não, e esse documento está a ocupar um espaço de armazenamento precioso.

Então, como é que, exatamente, se removem as transferências do dispositivo? Não é muito difícil encontrar os ficheiros no seu telemóvel Android e começar a trabalhar para remover o que não precisa. Os telemóveis Samsung, por exemplo, têm uma pasta Meus Ficheiros predefinida que é fácil de aceder, enquanto os telemóveis Google vêm equipados com uma aplicação Ficheiros.

Quando chegar à pasta adequada, pode ver quanto espaço os seus ficheiros estão a ocupar e onde.

Limpar a cache online e de aplicações

Talvez esteja familiarizado com a sua cache online graças aos browsers de Internet para computador, mas sabia que o seu smartphone e tablet também têm cache? Para além da cache do browser, os dispositivos também têm cache de aplicações, onde são armazenados dados temporários no dispositivo como parte do funcionamento regular da aplicação.

No caso dos Androids que têm frequentemente falhas durante a navegação, a limpeza da cache da Internet pode dar a volta à situação. Limpar a cache é, normalmente, tão simples como navegar para o seu browser favorito, selecionar Histórico no menu e limpar os dados do browser através do botão com o nome apropriado.

telemóvel mais rápido

O outro tipo de limpeza de cache que pode fazer num tablet ou smartphone envolve as definições de gestão de aplicações. Terá de limpar a cache do seu telemóvel Android uma aplicação de cada vez, a menos que decida transferir uma aplicação que a limpe de uma só vez. A limpeza manual da cache não é muito demorada, especialmente se se concentrar em aplicações que utilizam muitos dados, como o YouTube, aplicações de música e serviços de streaming.

Limpar as caches das suas aplicações e remover dados ajuda a otimizar o seu Android, minimizando a quantidade de trabalho que está a pedir à memória flash (o tipo de memória que os telemóveis e tablets utilizam).

Otimizar a utilização da RAM para um telemóvel mais rápido

Já alguma vez esteve sentado no seu PC quando a ventoinha se ligou e de repente parece que vai levantar voo? Num smartphone ou tablet, esse fenómeno pode parecer mais como se o tempo tivesse abrandado ou o seu telefone estivesse a transformar-se em lava.

Quando pede ao seu telemóvel para fazer muitas coisas – carregar gráficos, alternar entre separadores do browser, descarregar coisas – este pode tornar-se lento. A boa notícia é que a letargia é algo que pode ser resolvido.

apagar do telemóvel, aguentar o smartphone mais tempo
woman using smartphone with notification error. warning sign over on mobile phone. maintenance connection application. programmer, developer. security network dangerous.

Embora não seja possível alterar a RAM fornecida de fábrica é possível otimizar a utilização da RAM alterando algumas definições do Android. Por um lado, ignorar os wallpapers animados ou aqueles de maior dimensão ajuda a aliviar a RAM do seu dispositivo.

Desativar os widgets também ajuda a desviar energia para outras funções do dispositivo. Mesmo que isso torne o telefone um pouco menos intuitivo. Da mesma forma, mergulhar nas opções de programador do Android para desativar as animações pode ajudar a bateria a durar mais tempo e a aumentar o desempenho.

Não atrase as atualizações de software ou de aplicações

A maioria dos dispositivos mais recentes vem equipada para gerir automaticamente as actualizações e, no mínimo, alertá-lo quando uma estiver disponível. Considere a possibilidade de alterar as suas definições para aceitar automaticamente as actualizações, de modo a não perder nenhuma correção importante. Isto pode contribuir para um telemóvel mais rápido.

Investir numa bateria de substituição

Com tantas formas de carregar os dispositivos modernos, pode ter-se esquecido de que, antigamente, era possível substituir a bateria de muitos smartphones. Os tablets são outra coisa, mas alguns telemóveis Android mais recentes ainda têm baterias amovíveis, pelo que pode ser mais fácil do que imagina instalar uma bateria de substituição. Isto vai contribuir para um telemóvel mais rápido.

bateria

Altere as definições para minimizar o atraso

A maioria das definições que pode alterar para maximizar o desempenho do dispositivo é fácil de encontrar. Por exemplo, otimizar a duração da bateria do seu telemóvel ou diminuir a luz de fundo do seu tablet são soluções fáceis. No entanto, algumas definições são mais complicadas e requerem que se mergulhe nas definições do programador. No entanto, estas definições ocultas podem estar a arruinar a sua experiência Android, especialmente se o seu dispositivo for mais recente mas agir como se já estivesse cansado.

Um mergulho profundo nas definições do Android revela ajustes como a ativação do ecrã de atualização elevada e o aumento das taxas de animação de atualização. Alterar as definições do programador pode ser complicado e algumas alterações não serão imediatamente óbvias, por isso prepare-se para algumas tentativas e erros.

Limpe o seu dispositivo com uma reposição de fábrica

Pode ser um passo drástico, mas uma das formas mais simples de otimizar o funcionamento do seu Android é fazer uma reposição de fábrica. Se já tentou todos os outros métodos para otimizar o seu Android e este continua a apresentar problemas e a funcionar mal, uma reposição de fábrica pode ser o método mágico para tudo voltar a ficar rápido.

Depois de verificar se há actualizações, limpar o armazenamento do dispositivo e resolver problemas com aplicações, até a Google recomenda uma reposição de fábrica como uma opção viável. Lembre-se de fazer uma cópia de segurança de todos os dados importantes, como fotografias e informações de início de sessão, antes de efetuar a reposição de fábrica do seu Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.