O teu filho de 12 Anos com telemóvel está em RISCO!

Temos de falar sobre os telemóveis na adolescência. Um novo e perturbador estudo dos EUA revela que dar um smartphone ao teu filho aos 12 anos está ligado a um risco significativamente MAIOR de sofrer de depressão, insónias graves e obesidade. Os especialistas alertam: se o teu filho tem um telemóvel, estás a ignorar um fator de risco na saúde dele.

O Perigo Oculto do Primeiro Telemóvel

O iPhone nem sequer tem 20 anos, mas já é um perigo real. Os investigadores do Hospital Infantil da Filadélfia analisaram dados de mais de 10.000 jovens e as conclusões são um murro no estômago dos pais. Assim a posse de um telemóvel aos 12 anos está estatisticamente associada a uma diferença preocupante na saúde das crianças:

“As nossas descobertas sugerem que devemos encarar os smartphones como um fator significativo na saúde dos adolescentes, abordando a decisão de dar um telemóvel a uma criança com cuidado e considerando os potenciais impactos na sua vida”, avisa o psiquiatra Ran Barzilay.

Os Números Chocantes

Os dados não mentem. Vê as diferenças no grupo de 12 anos entre quem tinha telemóvel e quem não tinha:

Problema de Saúde Com Telemóvel Sem Telemóvel Diferença Alarmante
Depressão (diagnóstico) 6,5% 4,5% 44% Mais Risco
Obesidade 18% 12% 50% Mais Risco
Sono Insuficiente (menos de 9h/noite) 47% 31% 16 Pontos Percentuais

 

O sono é o mais dramático: quase metade dos miúdos com telemóvel não dorme o suficiente!

Um Ano Depois, o Risco Aumenta

E se achas que o tempo melhora, enganas-te. Assim o estudo mostra que os jovens que receberam o telemóvel entre os 12 e os 13 anos tiveram uma maior probabilidade de relatar novos problemas de saúde mental (incluindo depressão) e sono insuficiente.

Embora o estudo admita que os telemóveis podem ser úteis para a segurança e a aprendizagem, os autores insistem que os pais e as autoridades têm de agir para proteger as crianças.

O telemóvel não é inocente!

Já sabíamos que os telemóveis aumentam o stress e esgotam os adultos. Agora, sabemos que estão a reconfigurar o cérebro das crianças para pior.

Entretanto o alerta final é para ti: “É crucial que os jovens tenham tempo longe dos telemóveis para fazer atividade física, o que pode proteger contra a obesidade e melhorar a saúde mental ao longo do tempo,” frisa Barzilay.

- Advertisement -
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Alerta de Natal: O Que Acontece em Segundos na Tua Boca

Entre a época festiva e o ataque constante de...

Formigas Bebés LIBERTAM GÁS para Pedir a Própria morte! Porquê?

A ciência acaba de revelar um comportamento chocante no...

Cientistas estão a criar computadores de carne com células humanas

Esquece a Inteligência Artificial que conheces. Os principais investigadores...

Novo vírus de carraça mata cães e ameaça saltar para humanos!

É oficial: a ciência descobriu uma nova e perigosa...