Connect with us

Android

Será que o telemóvel dobrável da Samsung merece todo o entusiasmo?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A Samsung anda a fazer ‘tease’ a um telemóvel dobrável há anos! Com vários adiamentos pelo meio… Mas finalmente provou que não era só garganta, e mostrou um protótipo daquilo que deverá ser o tão esperado Galaxy F, que é baseado na nova tecnologia de ecrã Samsung Infinity Flex.

É impossível negar que o protótipo parece brutal, parecendo retirado de uma qualquer série ou filme de ficção científica. Mas também é verdade, que na maioria das vezes, estes aparelhos de primeira geração trazem muitos problemas, e que por isso devem ser evitados.

É provável que o telemóvel dobrável da Samsung seja um pouco ‘desajeitado’

A Samsung afirmou muito rapidamente que o protótipo foi ‘mascarado’, para não revelar os seus elementos de design. Sugerindo que o aparelho estava provavelmente dentro de um qualquer tipo de capa.

telemóvel dobrável da

No entanto, mesmo tendo isso em consideração, é provável que a primeira geração seja bastante grossa.

Em suma, o telemóvel dobrável consiste num ecrã exterior pequeno, um ecrã de 7.3” ‘tipo tablet’, uma bateria, uma câmera, e claro… Todos os componentes necessários para o funcionamento de um smartphone moderno.

O que hoje em dia não é pouca coisa, por isso, o Galaxy F deverá ser um telemóvel bastante grosso, grande e pesado… Em comparação com um telemóvel moderno claro está.

Dois ecrãs? Com um já é caro!

telemóvel dobrável da

Os telemóveis modernos como o Galaxy Note 9 já custam mais de 1000€, um preço que acaba por ser exagerado para a realidade do nosso país.

Pois bem, agora adicione um outro ecrã de 7.3”, bem como todas as tecnologias necessárias para o funcionamento do aparelho… 2000€+ não está fora de questão não é?

Mas pelo lado positivo, vai ter um tablet e um telemóvel num só aparelho!

Contudo, é um tablet de 7.3”, que hoje em dia é um formato que simplesmente não se vende. (Afinal de contas, qualquer smartphone topo de gama tem agora um ecrã de 6.3”.)

No início, o suporte aplicacional irá ser uma desvantagem

telemóvel dobrável da

Dependendo da proporção de ecrã, e de outras informações que ainda não conhecemos… Algumas aplicações poderão ter dificuldades neste novo smartphone dobrável, quando a Samsung o decidir lançar oficialmente no mercado.

É preciso salientar, que a empresa até já está a trabalhar muito de perto com os programadores para dar a volta à situação!

Por isso, é bem provável que não seja um problema tão grave quanto isso… No entanto, os estúdios mais pequenos vão demorar um pouco a entrar no barco!

O telemóvel dobrável da Samsung não irá ser para todos os utilizadores… Pelo menos, por enquanto.

telemóvel dobrável da

Não estou a menosprezar o telemóvel da Samsung, muito pelo contrário! Irá sem qualquer dúvida ser o telemóvel mais inovador da última década.


Nota do Redator – Vou voltar a mencionar o Galaxy S9 e Note 9… E antes que me acusem de ‘bater no ceguinho’, na minha opinião, a Samsung tem de fazer muito mais e melhor do que aquilo que fez em 2018!

Dito isto, talvez este seja o começo da reviravolta, com uma outra excelente oportunidade de impressionar tudo e todos com o Galaxy S10, dentro de alguns meses.


Aliás, em comparação com o telemóvel dobrável que vimos ser lançado oficialmente na semana passada, este protótipo até parece ser bastante mais funcional.



Uma coisa é certa, o futuro do mundo de smartphones é risonho, depois de alguns anos um pouco mais ‘aborrecidos’.

É certo que este telemóvel dobrável irá ter vários compromissos, o que é sem dúvida normal num produto de primeira geração… No fundo, não irá convencer todos os consumidores, vai ser grosso, vai ser pesado, vai ter um design ‘estranho’, e vai ser caro como tudo!

Mas se é um entusiasta Tech, existem várias razões para estar feliz!

Com a Samsung a revelar um pouco do seu primeiro telemóvel dobrável, dias depois do lançamento do primeiro telemóvel deste tipo pela Royole. Não irá faltar muito tempo até que a Huawei, LG, e restantes marcas comecem a apostar nas suas próprias versões.

Dando origem a muita concorrência, muita rivalidade, e muito dinheiro gasto em pesquisa e desenvolvimento! O futuro é brilhante meus amigos!


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Pode ver toda a Keynote de apresentação aqui

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

2 Comentários

2 Comments

  1. Ze manel

    9 Novembro, 2018 at 13:54

    Há uns anos atrás Quando todos diziam que 4.5″ eram o maximo já eu dizia que o futuro era cada vez maior ecrã. Pois bem aqui continuamos a tentar aumentar ecrã ao mesmo tempo que resolvemos o problema da portabilidade. É o futuro

    • Nuno Miguel Oliveira

      Nuno Miguel Oliveira

      9 Novembro, 2018 at 14:22

      Sem dúvida Zé! Vivemos numa era fantástica, com cada vez mais engenho e evolução 😀

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android4 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android5 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto6 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware7 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware8 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android9 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android11 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções12 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...