Será que o telemóvel dobrável da Samsung merece todo o entusiasmo?

A Samsung anda a fazer ‘tease’ a um telemóvel dobrável há anos! Com vários adiamentos pelo meio… Mas finalmente provou que não era só garganta, e mostrou um protótipo daquilo que deverá ser o tão esperado Galaxy F, que é baseado na nova tecnologia de ecrã Samsung Infinity Flex.

É impossível negar que o protótipo parece brutal, parecendo retirado de uma qualquer série ou filme de ficção científica. Mas também é verdade, que na maioria das vezes, estes aparelhos de primeira geração trazem muitos problemas, e que por isso devem ser evitados.

É provável que o telemóvel dobrável da Samsung seja um pouco ‘desajeitado’

A Samsung afirmou muito rapidamente que o protótipo foi ‘mascarado’, para não revelar os seus elementos de design. Sugerindo que o aparelho estava provavelmente dentro de um qualquer tipo de capa.

telemóvel dobrável da

No entanto, mesmo tendo isso em consideração, é provável que a primeira geração seja bastante grossa.

Em suma, o telemóvel dobrável consiste num ecrã exterior pequeno, um ecrã de 7.3” ‘tipo tablet’, uma bateria, uma câmera, e claro… Todos os componentes necessários para o funcionamento de um smartphone moderno.

O que hoje em dia não é pouca coisa, por isso, o Galaxy F deverá ser um telemóvel bastante grosso, grande e pesado… Em comparação com um telemóvel moderno claro está.

Dois ecrãs? Com um já é caro!

telemóvel dobrável da

Os telemóveis modernos como o Galaxy Note 9 já custam mais de 1000€, um preço que acaba por ser exagerado para a realidade do nosso país.

Pois bem, agora adicione um outro ecrã de 7.3”, bem como todas as tecnologias necessárias para o funcionamento do aparelho… 2000€+ não está fora de questão não é?

Mas pelo lado positivo, vai ter um tablet e um telemóvel num só aparelho!

Contudo, é um tablet de 7.3”, que hoje em dia é um formato que simplesmente não se vende. (Afinal de contas, qualquer smartphone topo de gama tem agora um ecrã de 6.3”.)

No início, o suporte aplicacional irá ser uma desvantagem

telemóvel dobrável da

Dependendo da proporção de ecrã, e de outras informações que ainda não conhecemos… Algumas aplicações poderão ter dificuldades neste novo smartphone dobrável, quando a Samsung o decidir lançar oficialmente no mercado.

É preciso salientar, que a empresa até já está a trabalhar muito de perto com os programadores para dar a volta à situação!

Por isso, é bem provável que não seja um problema tão grave quanto isso… No entanto, os estúdios mais pequenos vão demorar um pouco a entrar no barco!

O telemóvel dobrável da Samsung não irá ser para todos os utilizadores… Pelo menos, por enquanto.

telemóvel dobrável da

Não estou a menosprezar o telemóvel da Samsung, muito pelo contrário! Irá sem qualquer dúvida ser o telemóvel mais inovador da última década.


Nota do Redator – Vou voltar a mencionar o Galaxy S9 e Note 9… E antes que me acusem de ‘bater no ceguinho’, na minha opinião, a Samsung tem de fazer muito mais e melhor do que aquilo que fez em 2018!

Dito isto, talvez este seja o começo da reviravolta, com uma outra excelente oportunidade de impressionar tudo e todos com o Galaxy S10, dentro de alguns meses.


Aliás, em comparação com o telemóvel dobrável que vimos ser lançado oficialmente na semana passada, este protótipo até parece ser bastante mais funcional.



Uma coisa é certa, o futuro do mundo de smartphones é risonho, depois de alguns anos um pouco mais ‘aborrecidos’.

É certo que este telemóvel dobrável irá ter vários compromissos, o que é sem dúvida normal num produto de primeira geração… No fundo, não irá convencer todos os consumidores, vai ser grosso, vai ser pesado, vai ter um design ‘estranho’, e vai ser caro como tudo!

Mas se é um entusiasta Tech, existem várias razões para estar feliz!

Com a Samsung a revelar um pouco do seu primeiro telemóvel dobrável, dias depois do lançamento do primeiro telemóvel deste tipo pela Royole. Não irá faltar muito tempo até que a Huawei, LG, e restantes marcas comecem a apostar nas suas próprias versões.

Dando origem a muita concorrência, muita rivalidade, e muito dinheiro gasto em pesquisa e desenvolvimento! O futuro é brilhante meus amigos!


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Pode ver toda a Keynote de apresentação aqui