O que vai acontecer à ‘Notch’ nos telemóveis do futuro?

Grande parte dos utilizadores já se habituaram à afamada ‘notch’, mas isso não quer dizer que gostem!

É obvio que a ‘notch’ ou ‘monocelha’ é apenas um design temporário, enquanto a tecnologia ainda está em evolução. Por isso muitos entusiastas de smartphones aceitaram a sua inclusão! No entanto, mal podem esperar pelo próximo passo…

Mas que passo será esse ?

A ‘notch’ tem um grande propósito neste momento, dar casa a todos os elementos necessários na frente de um smartphone. Onde se incluem a câmera frontal, o altifalante e claro os sensores de luz e distância.

Além disto, o iPhone X da Apple também inclui a câmera TrueDepth que torna o reconhecimento facial possível.

Falando deste aparelho, o iPhone X foi um dos primeiro aparelhos a demonstrar o desejo dos fabricantes de fazer com que o ecrã ocupe toda a frente do smartphone.

Mas por enquanto, a Apple, e uma série de outros fabricantes que têm entrado no comboio em 2018, tiveram de se contentar com este design.

No futuro, isto vai mudar!

A Apple já pensa no próximo passo para o seu iPhone, e além da marca da maçã, temos vários fabricantes como a Vivo e a Lenovo a fazer tudo por tudo para serem os primeiros no mercado com o primeiro smartphone de sempre sem qualquer margem!

Nos próximos anos, ou meses, vamos ver várias variações que vão eliminar a ‘notch’ completamente.


  • Lenovo com ecrã que ocupa 95% da frente do telemóvel? – clique aqui.
  • Vivo Apex – Primeiro smartphone sem margens em Junho? – clique aqui.

Notch Telemóveis Futuro Smartphones
Imagem do utilizador ‘iamvinoth’ do Reddit.

Esta imagem mostra o que vai ser muito provavelmente o futuro dos smartphones nos próximos tempos… Mas acho sinceramente que não vamos ter de esperar até 2020 para perder a ‘notch’!

O que sabemos agora é que pelo menos em 2018, os iPhones vão continuar com o mesmo design do ‘X’. Mas por outro lado, a Apple não é o único fabricante de smartphones do mundo.

Nada melhor do que esperar para ver o que vem aí!