Telemarketing: Saiba como fugir às chamadas falsas!

É um alvo frequente de chamadas a tentar vender “coisas”? Aquele tipo de chamada que começa quase sempre por Tem tempo? Temos uma oportunidade para si!”?

Pois bem, caso não saiba, existe uma forma bastante interessante e fácil de minimizar este número de chamadas incomodativas, em vez de desligar o telefone na cara da pessoa que lhe está a ligar. Afinal, a pessoa que lhe está a ligar não tem culpa nenhuma de nada, está apenas a fazer o seu trabalho.

Além disso, se acha que pedir para remover o seu contacto da lista resulta… Bem… Esqueça isso!

Sendo exatamente por isso que é boa ideia tentar lidar com uma autoridade com algum poder na matéria.

Odeia chamadas vindas de números desconhecidos que apenas servem para lhe tentar impingir produtos ou serviços? Existe forma de se defender.

vítima de uma burla online, Alucinações da Inteligência Artificial, vítima de uma burla online

Antes de começar, temos de voltar a repetir… Cuidado com os serviços e apps onde se regista e deixa os seus dados pessoais. Afinal, hoje em dia, apesar de nem sempre ser possível perceber como as coisas são feitas, os nossos dados, nomeadamente o nosso nome e número de telemóvel, são capturados e vendidos de forma extremamente rápida e eficiente às mais variadas empresas de recolha e venda deste tipo de informação.

Sim, existem milhares de listas, com o seu nome, número, morada, idade, etc… É assustador, mas é mesmo real.

Listas que depois vão parar a serviços de telemarketing, onde o seu nome e número se transformam num potencial cliente para… bem… Tudo e mais um par de cuecas.

Porém, se está farto de ser alvo deste tipo de chamadas, existe algo que pode fazer além dos identificadores de chamadas de SPAM, ou bloquear números incessantemente.

O que se pode fazer?

Basta comunicar a situação à AMD (link), através de uma minuta disponível no site para fazer parte da lista de oposição.

O que é a AMD? Não, não é a gigante fabricante de tecnologia responsável por processadores e placas gráficas. Estamos sim a falar da Associação Portuguesa de Marketing Direto.

Dito isto, caso receba chamadas após a participação à AMD, basta responder com a seguinte frase:

  • “O número para o qual ligou não está interessado em receber publicidade, já comuniquei a situação à AMD e qualquer futuro contacto será sujeito aos artigos 15º e 16º do RGPD.”

Aqui sim, o seu contacto poderá ser removido da Lista. Porém, é preciso ter a noção de que isto não anula as chamadas de telemarketing para sempre. Mas, vai fazer com que receba menos chamadas, e provavelmente com maiores pausas entre elas.

  • Nota: Se por ventura tiver medo de não se lembrar dos artigos mencionados em cima, não se preocupe demasiado. Porque se você não sabe o número dos artigos, a pessoa do outro lado muito menos. O que interessa é deixar assente que você já participou a situação e está atento a este tipo de chamadas que aproveitam os seus dados privados.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.