Apesar da entrada da DIGI no mercado Nacional em 2024, a realidade é que os preços das telecomunicações em Portugal tiveram o seu maior aumento dos últimos 30 anos. Valores absurdos para a realidade que a DIGI veio mais tarde desvendar.
Telecomunicações: Preços aumentaram um absurdo em 2024!
Portanto, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi de 6,9%, sendo esta a mais elevada desde junho de 1994. Em termos internacionais, a taxa de variação média nesse período foi superior à verificada na União Europeia (menos 0,3%) em 7,2 pontos percentuais.
Assim, de acordo com os mais recentes dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), Portugal registou a terceira variação de preços mais elevada entre os países da UE em 2024.
Entretanto, em primeiro lugar tivemos a Hungria (aumento de 12,2%) e em segundo a Estónia (10,5%). No sentido oposto, a França foi o Estado-membro em que os preços mais diminuíram (menos 9,4%), seguida de Malta (8,4%) e Áustria (5,8%).
Onde está o efeito DIGI?
Estes dados são o reflexo da entrada tardia da DIGI no ano passado. A mais recente operadora Portuguesa apenas entrou de forma oficial no mercado nacional no dia 5 de Novembro, e como tal, acabou por não ter um grande impacto para as “contas”.
Fica até a ideia de que as restantes operadoras Portuguesas aproveitaram todo o ano de 2024 para aumentar preços, ao saber que a DIGI não chegaria a tempo para desiquilibrar a balança.
Entretanto, com a DIGI já no mercado, o regulador prevê um impacto significativo nos preços em 2025, com uma queda na ordem dos 10%. É esperar para ver.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Mudou de operadora no final do ano passado? Ou ainda está a tentar analisar tudo aquilo que mudou no final de 2024 e início de 2025? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!