Tecnologia antiga é a solução contra os hackers?

Hoje em dia, os mais jovens já não sabem o que é uma disquete, um CD, um DVD, e de forma um pouco surpreendente para mim, que nem sou assim tão velho quanto isso, nem sabem o que é uma Pen USB. Mas sabia que já existem vários utilizadores, e empresas, a dar uso a tecnologia de armazenamento mais antiga, de forma a fugir aos ataques cada vez mais numerosos, e sofisticados dos hackers?

Tecnologia antiga é a solução contra os hackers?

- Advertisement -

Pois bem, antes das disquetes, CDs, DVDs, cartões SD, Pens, SSDs, etc… O armazenamento era feito em cassetes de fita. Sim, um pouco como o formato VHS, que dava vida às cassetes que muito provavelmente utilizou para ver o Rei Leão, ou o filme original The Matrix, em casa, com a sua família.

É um formato completamente obsoleto nos dias que correm, especialmente na velocidade de escrita e leitura. No entanto, o armazenamento em fita está a ganhar alguma popularidades, muito graças à segurança que oferece ao utilizador. Especialmente no campo dos ataques Ransomware.

Em suma, enquanto os discos rígidos (HDD) substituíram o formato magnético há vários anos, graças à sua velocidade, e o mesmo aconteceu com os SSDs há alguns anos atrás… O formato LTO (Linear Tape-Open) continua bem vivo, depois de ter sido introduzido pela primeira vez, nos anos 90. É que o desenvolvimento continuou, e em 2022, é possível armazenar cerca de 45 TB numa única cassete.

Sim, são lentas, mas para armazenamento? São perfeitamente viáveis, e claro, mais importante que isso, extremamente seguras. (Porque estão fora da rede, e muitas vezes, até fora do edifício). Em suma é um formato, que é cada vez mais a grande aposta de grandes empresas, para o seu armazenamento, com cerca de 148 exabytes vendidos em 2021. (Um aumento de 41% face a 2020).

No entanto, o formato LTO não pode, ou não deve ser, um modo de backup primário, tal é o tempo necessário para voltar a meter os dados no sítio correto. É sobretudo um formato focado na preservação de informação, de forma offline, durante vários anos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia na aposta nas ‘cassetes’? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.