Hoje em dia, os mais jovens já não sabem o que é uma disquete, um CD, um DVD, e de forma um pouco surpreendente para mim, que nem sou assim tão velho quanto isso, nem sabem o que é uma Pen USB. Mas sabia que já existem vários utilizadores, e empresas, a dar uso a tecnologia de armazenamento mais antiga, de forma a fugir aos ataques cada vez mais numerosos, e sofisticados dos hackers?
Tecnologia antiga é a solução contra os hackers?
Pois bem, antes das disquetes, CDs, DVDs, cartões SD, Pens, SSDs, etc… O armazenamento era feito em cassetes de fita. Sim, um pouco como o formato VHS, que dava vida às cassetes que muito provavelmente utilizou para ver o Rei Leão, ou o filme original The Matrix, em casa, com a sua família.
É um formato completamente obsoleto nos dias que correm, especialmente na velocidade de escrita e leitura. No entanto, o armazenamento em fita está a ganhar alguma popularidades, muito graças à segurança que oferece ao utilizador. Especialmente no campo dos ataques Ransomware.
Em suma, enquanto os discos rígidos (HDD) substituíram o formato magnético há vários anos, graças à sua velocidade, e o mesmo aconteceu com os SSDs há alguns anos atrás… O formato LTO (Linear Tape-Open) continua bem vivo, depois de ter sido introduzido pela primeira vez, nos anos 90. É que o desenvolvimento continuou, e em 2022, é possível armazenar cerca de 45 TB numa única cassete.
Sim, são lentas, mas para armazenamento? São perfeitamente viáveis, e claro, mais importante que isso, extremamente seguras. (Porque estão fora da rede, e muitas vezes, até fora do edifício). Em suma é um formato, que é cada vez mais a grande aposta de grandes empresas, para o seu armazenamento, com cerca de 148 exabytes vendidos em 2021. (Um aumento de 41% face a 2020).
No entanto, o formato LTO não pode, ou não deve ser, um modo de backup primário, tal é o tempo necessário para voltar a meter os dados no sítio correto. É sobretudo um formato focado na preservação de informação, de forma offline, durante vários anos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia na aposta nas ‘cassetes’? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!