Esta é a razão para os teclados terem uma tecla Windows!

Se utiliza o sistema operativo Windows já deu conta que o seu teclado tem uma tecla dedicada a este sistema operativo. É algo que não existia há alguns anos. Neste momento abre o menu Iniciar e também dá acesso a alguns atalhos que podem dar muito jeito. Mas sabe qual a razão para os teclados da atualidade terem uma tecla Windows?

Esta é a razão para os teclados terem uma tecla Windows!

Para os mais novos pode parecer que a tecla Windows sempre esteve presente. Mas na realidade não é assim. Apareceu pela primeira vez em setembro de 1994 num teclado da Microsoft que ficou muito popular por ser completamente ergonómico. Chamava-me Microsoft Natural Keyboard. Na prática dividia um teclado QWERTY “normal” ao meio.

Esta é a razão para os teclados terem uma tecla Windows!

Por esta altura, a Microsoft já tinha criado outros produtos de hardware. Nomeadamente ratos. Quando chegou a altura de criar o seu primeiro teclado, alguém na Microsoft teve a brilhante ideia de incluir uma tecla permanente da marca Windows no mesmo. Isto resultou em duas localizadas entre as teclas Control e Alt à esquerda e à direita da barra de espaços.

Esta é a razão para os teclados terem uma tecla Windows!

- Advertisement -

Como a Microsoft queria empurrar esta novidade e sobretudo o seu teclado elas tornaram-se muito úteis. Isto porque passaram a ser atalhos Windows melhorados, semelhantes à tecla de Comando no Mac. Quando premida uma vez, a tecla Windows abria o menu Iniciar no Microsoft Windows 95 (lançado quase um ano após o teclado).

Quando utilizada em combinação com outras teclas, executava outras tarefas como a abertura do Explorador de Ficheiros (Windows+E).

Entretanto além das teclas Windows, este teclado também tinha uma tecla concebida para abrir o menu de contexto no Windows 95. Aquele a que podemos aceder com o botão direito do rato.

De facto, tornaram-se muito populares com o Windows 95. Ora como os outros fabricantes de teclados não queriam ficar atrás e quiseram aproveitar todo o marketing que surgiu à volta deste sistema operativo adicionaram também teclas Windows aos seus teclados.

Neste momento já não é propriamente uma questão de escolha. De facto é mesmo algo obrigatório. Isto porque a Microsoft atualizou o programa de compatibilidade do Windows ao nível do hardware e especificou que qualquer teclado com mais de 50 teclas tem de ser a tecla Windows.

Isto não agradou muito aos jogadores na altura

Entretanto nem todos ficaram fãs das novas teclas. Assim os jogadores, em particular, descobriram que ela criava alguns problemas durante os jogos interferindo com outros comandos. Para além disso as pessoas que estavam a jogar e carregavam nela sem querer viam o menu Iniciar a sobrepor-se ao jogo. Foi por esse motivo que surgiram aplicações e alterações no registo para desativarem esta tecla.

Uma tecla muito utilizada hoje em dia

Não só atualmente dá acesso ao menu Iniciar mas também a muitos atalhos. Por exemplo a combinação Windows + I dá acesso às definições. Já Windows + E abre o Explorador de ficheiros. Por outro lado, Windows + D revela ou esconde o ambiente de trabalho, entre muitos outros.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.