Teclado Google é agora GBoard para Android: descubra as novas funcionalidades


Por em

O teclado Google está morto, longa vida ao GBoard! O cobiçado teclado Google GBoard, tão popular em iOS, chegou finalmente ao Android, com uma panóplia de novas funções com grande destaque para a busca integrada.

A notícia já não será de hoje, mas na Leak queríamos mesmo experimentar antes de deixar o risco pela conta dos nossos leitores. Portanto aqui vai o que há de novo com o Google GBoard.

O botão G encontra-se agora do lado direito do teclado nas aplicações compatíveis, permitindo fazer buscas sem sair da app. Por exemplo, se estamos a combinar uma saída, podemos usar o botão G para sugerir um restaurante.

Com o botão partilhar, o link pertinente passa para a conversa ou post e acabou-se o copy paste. Podemos inclusivamente arrastar para o chat os cartões de visita gerados.

Introduzido é igualmente o Glide typing, ou escrita por gestos, algo a que muitos já estão mais do que habituados.

Outra funcionalidade é o slide na tecla de apagar para eliminarmos várias frases ou palavras de modo instantâneo.

Ainda outra função simplesmente útil é a sugestão de contactos. Para ativar esta possibilidade temos de ir às definições do teclado, acessíveis de novo a partir do G, e em “correções” encontramos a opção.

Necessitaremos igualmente de dar permissões ao teclado para aceder aos contactos, após o que os nomes dos nossos contactos são levados em conta para a precisão de palavras.

O suporte para GIFs também está a bordo, mas nem todas as apps serão compatíveis com a inserção das imagens animadas:

O veredito até agora é excelente. Estamos já com algumas horas de utilização do GBoard e parece bem encaminhado para substitui o SwiftKey.

A previsão de palavras é tão boa quanto em qualquer outro teclado, e as novas funcionalidades têm-se mostrado bastante úteis.

O Google GBoard deverá chegar em breve à Play Store, mas até lá podem instalar via APK se tiverem um smartphone pelo menos com o Android 4.2.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Chrome 55: Como salvar páginas web e multimédia para ver offline 

Ecopilhas Lança Peditório Nacional de Pilhas a Favor do IPO

Seguinte