6 coisas secretas que o teclado Gboard pode fazer

O Gboard, ou se preferirem, o teclado da Google disponibiliza diversas opções muito interessantes. No entanto, como na maioria das vezes escrevemos e já está, algumas funções acabam por passar despercebidas. É por esse motivo que resolvemos falar de 6 coisas secretas que o teclado Gboard pode fazer.

6 coisas secretas que o teclado Gboard pode fazer

Escrever apenas com uma mão

Normalmente escrevemos com as duas mãos. No entanto, em determinadas ocasiões, temos necessidade de escrever apenas com uma. Ora o Gboard tem uma forma simples de alterar para o modo de escrita com uma mão. Isto é importante. É que na maioria das ocasiões escrevemos com uma mão e não ativamos o modo respetivo que facilita tudo.

- Publicidade -

Tudo o que é necessário fazer é ficar a carregar na tecla Enter. Aí surge um pequeno ícone onde temos de carregar para o ativar.

gboard teclado google

Com o modo ativado o teclado fica mais pequeno e inicialmente alinhado à direita. No entanto podemos usar o botão do meio no lado esquerdo, uma seta, para trocar de lado. Depois temos um botão também para o teclado voltar ao tamanho inicial.

gboard teclado google

Teclado flutuante

É verdade, o teclado da Google pode flutuar. Isto é algo que pode ser muito útil em algumas ocasiões. Assim basta dar um clique nos três pontos do lado direito. Depois carregue no botão que diz Flutuante.

gboard teclado google

A partir desse momento já vai poder arrastar o teclado para qualquer lado. Mas não é só isso. É possível ainda redimensionar o Gboard.

Ficar a pressionar no Gboard para ter acesso a mais opções no teclado Google

Existem várias formas de acelerar o processo de escrita. Uma delas é ficar-se a pressionar várias teclas para termos um acesso rápido a símbolos e muitas outras coisas. No entanto, isto não vem ativado nativamente. Assim, é necessário ativarmos manualmente.

gboard teclado google

Assim carregue na roda dentada e depois escolha a opção Preferências. Depois deslize até chegar à opção que diz Prima teclas para aceder a símbolos e ative-a. Assim que o fizer e regressar ao teclado vai ver que por cima das letras aparecem pequenos símbolos. Isto em todas as teclas do Gboard. Ora se ficar a tocar nelas terá direito a escolher várias opções. É sem dúvida uma forma muito rápida de acedermos a tudo.

Aceda num segundo às definições

É verdade que a roda dentada de que falei à pouco permite aceder às definições. No entanto, não é a única forma. Assim se ficarmos a carregar na vírgula surge logo acima a opção de acedermos às definições.

Utilizar o shift e arrastar para escrever com letra grande

Esta é uma dica interessante. Se arrastar o shift para qualquer letra ela vai ficar em letra grande. É sem dúvida interessante.

Segredos da barra de espaços no teclado da Google Gboard

Se arrastarmos o dedo da esquerda para a direita na barra de espaços podemos mudar de campo facilmente. Isto é muito útil em formulários. É que deste modo não temos de estar a sair do teclado para selecionar um novo campo e preenchê-lo.

Entretanto o teclado Gboard para Android pode ser descarregado aqui. Para iPhone está disponível aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.