O seu teclado pode deixá-lo em perigo. Faça isto para resolver!

De pouco serve um computador sem teclado. Ainda assim este periférico tão importante, é muitas vezes subestimado. Jogamos, trabalhamos e nem pensamos na saúde dele. Tal como acontece com os ratos, fazemos de tudo, prestando pouca atenção ao desgaste a que estes componentes informáticos cruciais estão sujeitos todos os dias. Sim, limpamos a superfície das teclas quando ficam visivelmente sujas (ou quando nos lembramos de o fazer), mas será que os cuidados com o teclado estão sempre no centro das nossas atenções? Talvez não. No entanto se não tem por hábito limpar o teclado devia mesmo fazê-lo, porque caso contrário pode deixá-lo em perigo.

O seu teclado pode deixá-lo em perigo. Faça isto para resolver!

Os riscos para a saúde

É claro que não é novidade para ninguém que os escritórios, as secretárias e os computadores tendem a ser pontos fulcrais da vida de muitos de nós. Passamos a vida a escrever no computador e para o teclado, isto pode significar uma enorme quantidade de germes.

Os estafilococos e os bacilos são os mais frequentemente encontrados, embora também tenham sido encontradas bactérias como a Escherichia coli gram-negativa. Escusado será dizer que isto pode representar alguns perigos para a saúde. Se não limpar está sempre a acumular.

limpar o teclado

Os riscos para o próprio teclado

Pode não pensar em limpar o seu teclado com frequência simplesmente porque não parece estar sujo. Se pudesse ver todos os microrganismos que o habitam, talvez fosse mais meticuloso a limpá-lo. No entanto, por vezes a sujidade fica demasiado visível e acumula-se, representando um tipo diferente de perigo.

Se tem o hábito de comer na sua secretária, é quase inevitável que pelo menos uma pequena partícula ocasional de comida encontre o seu caminho para o teclado. Se estes se acumularem, podem começar a tornar-se problemático.

Os espaços entre as teclas médias são suficientemente grandes para permitir a entrada de todo o tipo de resíduos, o que, em alguns casos, dificulta o registo das pressões das teclas. Algumas teclas são fácil e individualmente amovíveis, mas outras não, e neste último caso, o exército de migalhas invasoras pode ser difícil de resolver. Para proteger a longevidade do seu teclado e a sua própria, é importante tentar desenvolver uma rotina de limpeza do teclado.

Deve dedicar algum tempo todas as semanas à limpeza

O final de uma semana de trabalho/jogo intenso parece ser a altura ideal para o fazer. Uma limpeza simples pode envolver desligar/desligar o teclado, virá-lo e agitá-lo, limpar cuidadosamente quaisquer vestígios de pó que surja e, em seguida, escová-lo ou aspirá-lo e utilizar um toalhete de limpeza.

Entretanto podem ser necessárias medidas mais específicas se um teclado (especialmente um teclado mecânico) tiver passado mais de uma semana sem ser limpo. Nesses casos, as tampas das teclas podem ter de ser colocadas separadamente num recipiente com água e líquido de limpeza. Eventualmente um período de seis horas em líquido de lavagem da loiça. Tal como acontece com muitas tarefas de limpeza doméstica, a chave é fazer pouco e com frequência, o que torna a tarefa muito menos assustadora do que se a deixarmos piorar cada vez mais ao longo do tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados