A tecla Fn é uma daquelas que está presente na maioria dos teclados modernos, mas que continua a deixar muitos utilizadores confusos. Especialmente os que estão agora a dar os primeiros passos no mundo dos computadores. Diferente de teclas como Esc ou Print Screen, cuja função é mais intuitiva, a tecla Fn exige uma explicação, tanto no Windows como no Mac.
Afinal para que serve a tecla Fn no teclado Windows e Mac?
Apesar de discreta, a Fn (abreviação de Function) é uma tecla modificadora, tal como o Shift, o Ctrl ou o Alt no Windows, ou o Command no Mac. Isto significa que a sua função depende sempre de outra tecla com a qual é usada em conjunto. Está normalmente localizada no canto inferior esquerdo do teclado. Isto embora em alguns teclados Apple com teclado numérico, possa aparecer no centro, perto das teclas Home e End. Já nos modelos mais recentes da Apple, a tecla Fn é substituída por um ícone de globo, mas a função mantém-se.
Windows e Mac: a função da tecla Fn muda
No Windows, pressionar a tecla Fn com as teclas F1 a F12 ativa funções específicas de hardware. Por exemplo, se o ícone de volume estiver na tecla F8, pressionar Fn + F8 aumenta o volume do sistema. Já se pressionar apenas F8, o comportamento será o tradicional da tecla de função (como ativar atalhos ou comandos específicos de software, por exemplo em navegadores).
No Mac, é precisamente o contrário: as funções de hardware (como brilho, volume ou reprodução multimédia) estão ativas por defeito. Ou seja, se quiser aumentar o volume, basta carregar em F12, sem Fn. Se quiser usar o comportamento “normal” das teclas F1 a F12, precisa de ativar essa opção manualmente:
Como usar as teclas F1 a F12 como teclas normais no macOS:
- Aceda às Definições do Sistema.
- Vá a Teclado > Atalhos de Teclado > Teclas de Função.
- Ative a opção “Usar as teclas F1, F2, etc. como teclas de função padrão”.
A partir daí, se quiser usar os controlos de volume ou brilho, tem de pressionar Fn + F12, por exemplo.
Sabia que pode personalizar a tecla Fn no Mac?
Ao contrário do que acontece no Windows, os utilizadores de Mac podem dar uma função independente à tecla Fn. Ou seja, pode atribuir-lhe uma ação quando é pressionada sozinha, algo impossível no Windows. Pessoalmente utilizo como atalho para mostrar o desktop.
Para personalizar a tecla Fn no Mac:
- Vá a Definições do Sistema > Teclado.
- Encontre a opção “Pressionar tecla Fn para” e clique no menu suspenso.
- Escolha entre mostrar emojis, mudar o idioma de escrita, ativar a ditadura por voz ou… não fazer nada.
A tecla Fn pode parecer insignificante, mas é uma ferramenta poderosa para tirar mais proveito do seu teclado. Quer seja para controlar rapidamente o volume, mudar o brilho do ecrã ou usar funções avançadas em aplicações. No entanto, como vimos, o seu comportamento muda bastante entre Windows e macOS. Por isso, se está a mudar de sistema, pode demorar um pouco até se habituar mas valerá a pena.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!