Tarifas reduzidas durante 90 dias. O que significa isto?

Pois bem, depois de meses de tensão extremamente estranha entre duas super potências mundiais (Estados Unidos e China), que até já resultou em aumentos neste lado do Atlântico no lado da tecnologia, a realidade é que parecem existir boas notícias.

Caso não saiba, os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo para reduzir temporariamente as tarifas de importação, o que por sua vez poderá travar a escalada de preços no mercado de tecnologia. Aliás, com sorte, podemos até ver cortes no preço de alguns produtos.

Tarifas reduzidas durante 90 dias. O que significa isto?

encomenda

Portanto, durante este novo período de trégua de 90 dias, as tarifas que chegavam aos 145% para certos produtos chineses vão descer para 30%. Um valor que é obviamente muito melhor, mas é ainda assim muito significativo e impactante. Porém, é também um número que pode ser o início de alguma calmaria nos mercados globais. Ou seja, representa um alívio enorme para os distribuidores, marcas e claro, consumidores finais.

Mas o que muda, na prática?

Para já, não se esperam quedas de preços imediatas, até porque muitos produtos que estão agora a chegar às lojas ainda foram importados com as tarifas antigas, ou então, estão ainda a “sobreviver” de stocks antigos racionados.

No entanto, esta pausa evita que os preços continuem a subir, como estava previsto para várias gamas de GPUs, motherboards e até portáteis. Ou seja, com menos incerteza nas trocas comerciais e menos custos de importação, o mais provável é vermos uma estabilização nas tabelas de preços, especialmente no segundo semestre de 2025.

Recorde-se que até há bem pouco tempo, marcas como a NVIDIA começaram a aplicar aumentos de 10 a 15% nos seus produtos de consumo e também nas placas gráficas para IA, precisamente devido ao impacto dos custos adicionais provocados pelas tarifas. A empresa até começou a deslocar parte da sua produção para os EUA, o que trouxe ainda mais pressão ao mercado, dada a complexidade e custo dessa operação.

Agora, com esta redução temporária e o aumento das importações vindas da China, é possível que a oferta de componentes aumente, o que pode ajudar a travar os aumentos ou, quem sabe, até baixar preços em algumas categorias.

Claro que nada disto significa o fim da novela. As negociações entre os dois países começaram agora mais a sério, e de facto, não existe ainda uma data marcada para terminar. Mas pelo menos, por agora, os consumidores ganham algum fôlego.

Resta saber se as marcas vão realmente refletir esta baixa nos preços finais, ou se vamos continuar a pagar caro por cada upgrade. Esperança há, mas como sempre, é esperar para ver.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...