A Targus divulgou a sua nova linha de acessórios USB 3.0 para PC. A USB 3.0 Superspeed Dual Video Docking Station & Power (ACP71EU) é uma nova docking station que oferece ligações de alta velocidade para todos os periféricos do portátil e que permite ainda uma ligação do mesmo à alimentação, para que a bateria seja carregada enquanto este é utilizado. Dentro da família de dispositivos com conectividade USB 3.0, a marca lança ainda uma outra docking station USB 3.0 SuperSpeed Dual Video (ACP70EUZ), um Combo Hub de 7 portas USB 2.0 e 3.0 (ACH120EU), um Hub de quatro portas USB 3.0 (ACH119EU), um adaptador Multi-Monitor (ACA038EU-50) e um adaptador Express Card 3.0 (ACA34EU) – produtos com ligação de alta velocidade USB 3.0 para garantir que os profissionais têm acesso ao hardware com a mais recente tecnologia USB de transferência de dados e não têm que esperar uma eternidade para que a informação seja transferida de e para o notebook. A nova gama de acessórios da Targus está disponível por preços a partir de 34,99 euros.

Uma docking station topo de gama

A USB 3.0 Superspeed Dual Video Docking Station & Power (ACP71EU) vem com cinco portas USB 3.0 e uma porta USB 2.0, conta com ligações para dois ecrãs externos (HDMI e DVI com uma resolução máxima de 2048 x 1152), com uma porta Gigabit Ethernet, uma porta para áudio e com uma porta USB to laptop. Além disso, os utilizadores de notebooks podem ligar o computador diretamente à USB 3.0 Superspeed Dual Video Docking Station, uma vez que ela tem a capacidade de carregamento do equipamento, graças a uma entrada de energia especialmente concebida para o efeito e compatível com a grande maioria dos portáteis de 90W.

A versão USB 3.0 SuperSpeed Dual Video (ACP70EUZ) conta com os mesmos argumentos que a ACP71EU-50 mas não oferece a capacidade de carregamento da bateria. Ambas as docking stations foram pensadas para otimizar trabalho, facilitar ligações e permitir transferência de dados a alta velocidade, e apresentam um design concebido para que possam levantar ligeiramente o chassis do notebook de forma a que encontre um ângulo de utilização ótimo e confortável.

A nova docking station USB 3.0 Dual Video & Power da Targus já está disponível por um preço de venda ao público recomendado de 299,99 euros. A versão USB 3.0 SuperSpeed Dual Video pode ser adquirida por um preço recomendado de 249,99 euros.

Hubs USB 3.0 

Este HUB Combo disponibiliza quatro ligações USB 2.0 e três portas 3.0 para um total de sete ligações USB para os mais variados acessórios. Ideal para discos externos, docking stations, ratos, pen drives, leitores de MP3 e outros periféricos, é compatível com PC, Mac e netbooks e permite, nas portas USB 3.0, a transferência de dados até 5Gbps. Este Hub (ACH120EU) está à venda por um preço recomendado de 74,99 euros.

A marca apresentou ainda um HUB pensado para quem quer apenas usar a conectividade USB 3.0. O USB 3.0 SuperSpeed 4 port Hub assegura, como o próprio nome indica, quatro portas USB 3.0 de alta velocidade, ideais para transferir grandes quantidades de dados em pouco tempo e para ligar os mais variados acessórios USB 3.0 ao notebook. Este modelo oferece um transformador dedicado para garantir que nunca falta energia ao HUB. O ACH119EU pode ser adquirido por um PVP recomendado de 64,99 euros.

Adaptador para monitores externos e placa ExpressCard

A pensar em quem necessita de ligar monitores adicionais ao portátil, a Targus concebeu o USB 3.0 Multi-Monitor Adapter (ACA038EU), um adaptador de vídeo que se liga à porta USB 3.0 do notebook para garantir que este usa um ecrã externo (DVI ou VGA). Uma vez que suporta multi screen, o utilizador pode usar até seis monitores adicionais com o notebook. Suporta resoluções até 2048 x 1152 e 1080p (1920 x 1080) e é vendido por 89,99 euros já com um adaptador DVI-I – VGA incluído.

O último – mas não menos importante – acessório USB 3.0 que a Targus lançou chama-se ExpressCard Adapter e é uma placa Expresscard com uma porta USB 3.0 que permite fazer um upgrade a notebooks que não tenham portas USB 3.0, permitindo-lhes beneficiar da elevada capacidade de transferência de dados desta tecnologia. Instala-se no slot ExpressCard do portátil e pode ser deixada dentro do chassis. A ACA34EU pode ser encontrada nas lojas de tecnologia por um preço recomendado de 34,99 euros.

10 vezes mais rápido que USB 2.0

O USB 3.0 é o standard mais rápido das ligações USB, concebido para permitir transferências de dados a 5 Gbps – 10 vezes mais rápidas que no caso do USB 2.0, 67% mais rápidas que com SATA e 25 vezes mais rápidas que no caso do WiFi. Na prática, estes números significam que, por exemplo, é possível transferir um ficheiro de 1 GB em apenas 3,3 segundos (com USB 3.0, demoraria 33 segundos), ou um vídeo em HD de 25 GB em 70 segundos (e não 14 minutos com USB 2.0).

Os dispositivos USB 2.0 podem ser usados em portas USB 3.0, já que existe retrocompatibilidade. Além disso, têm a capacidade de carregar acessórios, se necessário, e são particularmente úteis com dispositivos que usam grandes quantidades de dados, como disco rígidos externos, câmaras de vídeo e máquinas fotográficas ou drives externas de Blu-ray, entre outros.

 “A nova linha de acessórios USB 3.0 foi concebida tendo em consideração as necessidades dos utilizadores e as melhores formas de tirar proveito das capacidades da tecnologia USB 3.0”, refere Rui Neves, diretor geral da Targus Portugal. O responsável da marca explica ainda que “toda a gama merece um olhar atento, mas as docking stations são dignas de uma menção especial, já que conseguem expandir as capacidades dos computadores portáteis de uma forma invejável, garantindo, entre outros argumentos, cinco portas USB 3.0, uma porta HDMI e outra DVI e assegurando ainda – no caso da Dual Video Docking Station & Power – uma ligação para alimentação da máquina”.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.