A tecnologia está cada vez mais cara, esta é a realidade dos factos. Aliás, a tecnologia está a encarecer a um ritmo que mais tarde ou mais cedo, vai acabar por separar os entusiastas da vontade de comprar.
Afinal, são os chips de memória RAM e NAND Flash que não param de aumentar de preço, são os processadores que encarecem para o dobro quase todos os anos, e claro, temos ainda de ter em conta os módulos de câmaras, que têm vindo a evoluir de forma extremamente interessantes nos últimos anos, o que também acaba por encarecer bastante o aparelho final.
Pois bem, nos tablets, as câmaras não são o mais importante, e como tal, as fabricantes não precisam de apostar muito nesses componentes, mas… No resto… A coisa está complicada. Especialmente porque o tablet não vende, nem de perto nem de longe, tão bem quanto um smartphone.
Tablet topo de gama Samsung opta por componentes mais baratos!
Portanto, apesar de não ser esperado que aconteça em todas novas versões dos Tab S10, a gama de topo da Samsung no mundo dos tablets Android, tudo indica que pelo menos o Tab S10 Plus vai optar por um SoC MediaTek Dimensity 9300+, em vez de um Qualcomm Snapdragon 8 Gen3.
Sabe porquê? Porque é significativamente mais barato, e como tal, vai afetar o preço final do produto. Afinal, mesmo que a diferença seja 10 ou 20 dólares por chip, multiplicado por milhões de chips, pode ter a certeza que tem impacto.
A nível de performance, os dois SoC são extremamente parecidos, visto que até são feitos nas mesmas exatas linhas de 4nm da TSMC. Como tal, os utilizadores não vão ficar a ganhar ou perder grande coisa. Porém, isto acaba por ser bastante interessante, porque a Samsung nunca utilizou processadores da MediaTek em produtos de gama alta.
Aliás, isto pode até ser um sinal para o futuro!
Não sabemos quanto custa uma unidade do SoC Dimensity 9300+, mas, segundo rumores, o Snapdragon 8 Gen3 custa mais de 200 dólares. Por isso, podemos tirar desde já a conclusão que existe uma diferença significativa no preço de aquisição destes processadores. Mas, o que é realmente interessante, é o facto de a Samsung ter optado pela MediaTek e não pelo seu próprio SoC Exynos 2400. A MediaTek é mais barata que o próprio chip da Samsung, produzido nas suas próprias linhas? Estranho.
Ao que tudo indica, a MediaTek apresentou um negócio incrível para a Samsung, e como tal, a gigante Sul Coreana não teve outro remédio senão aceitar e testar os SoCs da empresa nos seus tablets. Uma boa decisão, porque estamos a falar de um SoC rápido, eficiente, e com suporte às mais recentes tecnologias do mercado, como é a RAM LPDDR5T, e capacidade de processamento local de IA.
Em suma, com vários rumores a apontar para um Snapdragon 8 Gen4 ainda mais caro que o atual Gen3. Será possível ver smartphones Samsung Galaxy S25 equipados com processadores MediaTek já no início de 2025? Seria inegavelmente muito interessante!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!