A Microsoft anunciou oficialmente que vai lançar um browser baseado no Chromium, confirmando o que começou por ser um rumor de que falamos mais abaixo.

Embora muitos aspetos dos rumores estivessem certos, o browser com o motor Chromium não vai substituir o Microsoft Edge. Aparentemente, a Microsoft vai manter a marca Edge enquanto remove completamente o EdgeHTML do núcleo para o substituir pelo Chromium.

Outra novidade é que para além de irmos receber o Edge em todas as versões do Windows, ele vai chegar também ao OSX.

Eis a notícia original:

O substituto do Edge tem o nome de código Anaheim

Uma fonte não revelada tinha afirmado ao conhecido site Windows Central que a Microsoft está a trabalhar num novo browser. Aparentemente o nome de código é Anaheim e significa que o Microsoft Edge tem os dias contados.

do Chrome

Se as informações que circulam na Internet se confirmarem este pode ser um dos melhores browsers da Microsoft. É que este suposto navegador é baseado no Chromium. Ou seja, é a mesma plataforma de código aberto que dá vida ao Google Chrome.

Uma jogada importante por parte da Microsoft

Como deve imaginar, caso isto se confirme é uma jogada interessante da Microsoft. Por um lado atira a toalha ao chão no que diz respeito ao Edge. Por outro lado, ganha uma estrutura que funciona realmente bem. Isto pode levar o browser da Microsoft a ganhar muitos utilizadores.

A mesma fonte afirma que o lançamento está próximo. Mais do que isso, o novo browser pode ser ainda apresentado esta semana.

Uma novidade algo estranha

De facto, esta novidade acaba por ser estranha. É que o Microsoft Edge era uma grande aposta da Microsoft. Para além disso, ele foi desenvolvido de raíz com um motor chamado EdgeHTML. No entanto nunca foi uma verdadeira concorrência para o Chrome e Firefox.

De facto, o Chrome tem dominado a guerra dos browsers e quem desenvolve pensa nisso. E atenção que isto não acontece só em plataformas Windows. Quer seja Mac ou Android o resultado é o mesmo.

Será que esta utilização do motor Chrome, por parte do browser da Microsoft, poderá ser um caminho para o sucesso? Se funcionar realmente bem tudo é possível.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.