Inicio Hardware Surpresa no lado da Intel? Temos um novo processador a caminho!?

Surpresa no lado da Intel? Temos um novo processador a caminho!?

Não é novidade para ninguém que as coisas não estão nada famosas para o lado da Intel depois do afamado falhanço no processo de 10nm, que ainda mantém a empresa refém do ‘velhinho’ processo de 14nm… Contudo, parece que aos poucos, a Intel começa a mostrar vontade de dar a volta à situação!



Afinal de contas, nas últimas semanas temos assistido a vários tipos de declarações de executivos da empresa, a revelar que existe realmente um plano a ser seguido para voltar a meter a empresa no topo do mercado. Isto apesar de não existir qualquer objetivo de voltar a liderar a produção de silício, visto que a TSMC está agora demasiado forte, e que a Intel se deixou atrasar demasiado. (Saiba mais aqui)

Ou seja, já sabemos que a Intel está a tentar adaptar novas arquiteturas para os 14nm, de forma a tentar competir com a AMD já em 2020, isto enquanto a rival irá apostar na arquitetura Zen 3 baseada no processo de 7nm EUV da TSMC. Mas será que isto é o suficiente?

Pois bem… Será que o novo processador Intel que chegou agora à internet, já é resultado da adaptação das arquiteturas? É que temos aqui alguns detalhes bem interessantes!

novo processador

Portanto, parece que recentemente chegou uma nova listagem à base de dados SiSoft de um processador Intel ainda não anunciado. Onde podemos encontrar um produto com 6 núcleos físicos, bem como 12 threads com a frequência base de 3GHz! O que na verdade, não é nada de especial tendo em conta o que temos atualmente no mercado.

Contudo, quando começamos a olhar para os detalhes, podemos ver que o novo processador Intel têm uma configuração de memória bastante diferente daquilo a que estamos habituados!

Afinal de contas, temos 1.25MB de memória cache L2 por cada núcleo, o que em boa verdade não encontramos em mais nenhum processador da empresa. Aliás, até o topo de gama Core i9-10980XE apenas tem 1MB de memória L2 por cada núcleo.

Dito isto, não fazemos ideia de se estamos a falar de um processador de 14nm ou de 10nm. O que sabemos que é a arquitetura é muito provavelmente vastamente diferente das atuais (e desapontantes) iterações Skylake que temos no mercado.

Agora imagine que a Intel conseguia lançar uma nova arquitetura realmente poderosa com o processo de produção de 14nm, apenas e só para calar os ‘haters’! Era simplesmente épico.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...