Surpresa no lado da Intel? Temos um novo processador a caminho!?

Não é novidade para ninguém que as coisas não estão nada famosas para o lado da Intel depois do afamado falhanço no processo de 10nm, que ainda mantém a empresa refém do ‘velhinho’ processo de 14nm… Contudo, parece que aos poucos, a Intel começa a mostrar vontade de dar a volta à situação!



Afinal de contas, nas últimas semanas temos assistido a vários tipos de declarações de executivos da empresa, a revelar que existe realmente um plano a ser seguido para voltar a meter a empresa no topo do mercado. Isto apesar de não existir qualquer objetivo de voltar a liderar a produção de silício, visto que a TSMC está agora demasiado forte, e que a Intel se deixou atrasar demasiado. (Saiba mais aqui)

Ou seja, já sabemos que a Intel está a tentar adaptar novas arquiteturas para os 14nm, de forma a tentar competir com a AMD já em 2020, isto enquanto a rival irá apostar na arquitetura Zen 3 baseada no processo de 7nm EUV da TSMC. Mas será que isto é o suficiente?

Pois bem… Será que o novo processador Intel que chegou agora à internet, já é resultado da adaptação das arquiteturas? É que temos aqui alguns detalhes bem interessantes!

Portanto, parece que recentemente chegou uma nova listagem à base de dados SiSoft de um processador Intel ainda não anunciado. Onde podemos encontrar um produto com 6 núcleos físicos, bem como 12 threads com a frequência base de 3GHz! O que na verdade, não é nada de especial tendo em conta o que temos atualmente no mercado.

Contudo, quando começamos a olhar para os detalhes, podemos ver que o novo processador Intel têm uma configuração de memória bastante diferente daquilo a que estamos habituados!

Afinal de contas, temos 1.25MB de memória cache L2 por cada núcleo, o que em boa verdade não encontramos em mais nenhum processador da empresa. Aliás, até o topo de gama Core i9-10980XE apenas tem 1MB de memória L2 por cada núcleo.

Dito isto, não fazemos ideia de se estamos a falar de um processador de 14nm ou de 10nm. O que sabemos que é a arquitetura é muito provavelmente vastamente diferente das atuais (e desapontantes) iterações Skylake que temos no mercado.

Agora imagine que a Intel conseguia lançar uma nova arquitetura realmente poderosa com o processo de produção de 14nm, apenas e só para calar os ‘haters’! Era simplesmente épico.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário