Surpresa! Calculadora do Windows passou a open-source


Por em

A Microsoft decidiu tornar a Calculadora do Windows num projeto open-source. Isto significa que agora qualquer pessoa pode contribuir para o seu desenvolvimento e ter o seu trabalho “exposto” numa próxima versão do Windows 10.

Depois de tantos anos a calculadora do Windows é open-source

Esta novidade chega como uma verdadeira surpresa. A Microsoft publicou o código-fonte para a Calculadora do Windows no GitHub sob os termos da Licença MIT. Entretanto, estão disponíveis o código-fonte completo, o teste de unidade e o sistema de compilação.

É sem dúvida uma excelente ideia a Microsoft permitir que qualquer pessoa contribua para o desenvolvimento futuro da Calculadora. Na prática, novas funcionalidades, correções de bugs e outras alterações passam a poder ser enviadas por todos os programadores para a Microsoft para uma possível inclusão na versão de lançamento.

No entanto, como deve imaginar, a Microsoft ainda vai executar os seus próprios testes de segurança e controlo de qualidade. Este é um grande avanço para a comunidade open-source, dado que é a primeira vez em que os programadores podem contribuir diretamente para os lançamentos do Windows 10, além de encontrarem bugs através do programa Windows Insider.

De resto, 2019 não trará mais nenhum avanço inovador. Os principais focos serão melhorar o processo de desenvolvimento de código aberto e manter atualizado o design fluente da aplicação. Espera-se que as novas funcionalidades incluam fixar a app noutras janelas, bem como mais opções de personalização. Eventualmente as novidades deverão chegar também à aparência.

Entretanto, agora que o código-fonte da calculadora está disponível para todos de forma gratuita e qualificado para uso comercial, ele pode começar a aparecer dentro de outras aplicações. Quais serão só depende da criatividade dos programadores.

Noutro campo, é provável que o Windows 10 permaneça fechado num futuro próximo por razões práticas. Ainda assim, a adoção de software de código aberto por parte da Microsoft pode-se expandir a mais aplicações ao longo do tempo.

De facto é algo raro de se ver. Não é muito comum termos Open-Source e Microsoft na mesma frase.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Categorias Featured
Anterior

YouTube tem uma grande novidade para que não seja enganado

Meizu Zero: Smartphone sem buracos foi uma jogada de marketing

Seguinte