Inicio Surpresa! Calculadora do Windows passou a open-source

Surpresa! Calculadora do Windows passou a open-source

A Microsoft decidiu tornar a Calculadora do Windows num projeto open-source. Isto significa que agora qualquer pessoa pode contribuir para o seu desenvolvimento e ter o seu trabalho “exposto” numa próxima versão do Windows 10.

Depois de tantos anos a calculadora do Windows é open-source

Esta novidade chega como uma verdadeira surpresa. A Microsoft publicou o código-fonte para a Calculadora do Windows no GitHub sob os termos da Licença MIT. Entretanto, estão disponíveis o código-fonte completo, o teste de unidade e o sistema de compilação.

É sem dúvida uma excelente ideia a Microsoft permitir que qualquer pessoa contribua para o desenvolvimento futuro da Calculadora. Na prática, novas funcionalidades, correções de bugs e outras alterações passam a poder ser enviadas por todos os programadores para a Microsoft para uma possível inclusão na versão de lançamento.

Calculadora do Windows

No entanto, como deve imaginar, a Microsoft ainda vai executar os seus próprios testes de segurança e controlo de qualidade. Este é um grande avanço para a comunidade open-source, dado que é a primeira vez em que os programadores podem contribuir diretamente para os lançamentos do Windows 10, além de encontrarem bugs através do programa Windows Insider.

De resto, 2019 não trará mais nenhum avanço inovador. Os principais focos serão melhorar o processo de desenvolvimento de código aberto e manter atualizado o design fluente da aplicação. Espera-se que as novas funcionalidades incluam fixar a app noutras janelas, bem como mais opções de personalização. Eventualmente as novidades deverão chegar também à aparência.

Entretanto, agora que o código-fonte da calculadora está disponível para todos de forma gratuita e qualificado para uso comercial, ele pode começar a aparecer dentro de outras aplicações. Quais serão só depende da criatividade dos programadores.

Noutro campo, é provável que o Windows 10 permaneça fechado num futuro próximo por razões práticas. Ainda assim, a adoção de software de código aberto por parte da Microsoft pode-se expandir a mais aplicações ao longo do tempo.

De facto é algo raro de se ver. Não é muito comum termos Open-Source e Microsoft na mesma frase.

Mais informações podem ser encontradas aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Com problemas a entrar nos serviços da Microsoft? Não é o único!

Vários serviços populares da Microsoft têm sofrido problemas sérios nas últimas horas, onde claro está, temos de incluir as plataformas Office.com e Outlook.com. O...

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...