Uma empresa norte-americana acaba de lançar uma madeira capaz de desafiar o próprio aço. Chama-se Superwood e promete ser até dez vezes mais forte do que o material já mencionado, mantendo-se ainda assim seis vezes mais leve.
A invenção pode transformar por completo o mundo da construção e do design industrial. Afinal… Vai ser mais fácil e mais barato construir em massa, algo que faz imensa falta em regiões como a nossa, onde a procura ultrapassa (e muito) a oferta disponível.
Madeira que faz o aço parecer algo do passado?
Portanto, a Superwood nasceu de uma década de investigação do cientista Liangbing Hu, cofundador da InventWood e investigador na Universidade de Maryland. Um estudo que tinha um objetivo muito simples, mas ainda assim extremamente ambicioso.
Ou seja, reforçar a estrutura natural da madeira ao ponto de rivalizar com os metais mais utilizados dos dias que correm.
Dito tudo isto, o processo, desenvolvido pela primeira vez em 2017, consiste em remover certas substâncias da madeira, ferver o material em água e produtos químicos alimentares e depois prensá-lo a quente. Este último passo aumenta as ligações de hidrogénio entre as moléculas, tornando a madeira extremamente densa e resistente.
O resultado é uma madeira com uma relação força/peso superior à da maioria dos metais estruturais. Ao mesmo tempo que também é um material muito mais barato, e claro, sustentáve.
Leve, resistente e pronta para mudar o mundo da construção
O CEO da InventWood, Alex Lau, afirma que a Superwood pode permitir a criação de edifícios até quatro vezes mais leves do que os atuais. Estruturas mais leves significam menor impacto nos alicerces, maior resistência a sismos e construções mais rápidas e económicas.
Mesmo com toda essa força, a Superwood mantém o aspeto e o toque de madeira natural, o que abre portas a inúmeras aplicações.
O futuro pode ser feito de madeira!
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!