Inicio Reviews Supersonyco: Review ao Sony NW-AH25N

Supersonyco: Review ao Sony NW-AH25N

Quando um colega na operativa viu o Sony NW-AH25N comentou “essa cena é um mercado que já não existe”. Mas eu não o ouvi à primeira, porque os Sony NW-AH25N têm cancelamento activo de ruído. Esse foi o primeiro instante de uma experiência muito interessante com este leitor de mp3 de capacidades avançadas que deverá encontrar-se nas considerações de todos aqueles para quem o áudio ainda tem significado.

Principais características do Sony Walkman NW-A25HN

Hoje em dia, a maioria das pessoas ouve a sua música nos telemóveis. É prático e eficaz, mas sem qualquer contemplação quanto à qualidade do som. Precisamos pagar várias centenas de Euros para começarmos a encontrar dispositivos capazes de som realmente bom que extraia o melhor dos nossos ficheiros de música.

O Sony NW-A25HN não são para este tipo de público indiscriminado, mas uma aposta firme no áudio de alta-definição, com capacidade para playback a 24bits/192kHz, e compatibilidade com os principais formatos de som, incluindo FLAC e Apple Lossless.

As principais características dos Sony Walkman NW-A25HN encontram-se no entanto no amplificador digital S-Master HX com tecnologia DSEE HX para escalar as pistas de áudio para uma maior definição. Voltaremos a isto posteriormente.

Finalmente, os Walkman NW-A25HN têm conectividade NFC, rádio e expansibilidade microSD para aumentar a capacidade interna de 16GB ou 64GB. Finalmente, o Bluetooth permite canalizar o som para colunas ou auriculares sem fios externos.

Design e funcionamento

Este logótipo muda o modo como aprecia a sua música.
Este logótipo muda o modo como aprecia a sua música.

Os Sony Walkman NW-A25HN são rectilíneos e pouco substanciais, com dimensões bastante apropriadas para andarem num bolso onde geralmente já convive um smartphone ou uma carteira. O design não é particularmente excepcional, focando-se claramente no utilitarismo prático e na robustez, mas o acetinado do vermelho do nosso exemplar realmente dá-lhe uma estética bastante interessante.

Tudo acontece na consola central com o botão Play/Pause no centro de um controlo de quatro direcções que permite navegar entre músicas e álbuns. Duas teclas físicas “home/back” e “options/power off” permitem navegar pela hierarquia dos menus e ligar/desligar o dispositivo.

O pequeno ecrã de duas polegadas é mais do que suficiente para a utilização, até porque não é o foco do dispositivo, e de lado encontramos ainda o slider de bloqueio e as teclas de volume.

Experiência de utilização

Dentro do pacote encontramos os auriculares Sony MDR-NW750N, com cancelamento activo de ruído alimentado pela bateria do próprio Walkman NW-A25HN. A eficácia dos auriculares é francamente notável, e indica-nos que a Sony não quis mesmo equipar um excelente Walkman com peças de qualidade banal.

Podemos sobreviver à 3ª Guerra Mundial sem ouvir um tiro, graças ao cancelamento de ruído.
Podemos sobreviver à 3ª Guerra Mundial sem ouvir um tiro, graças ao cancelamento de ruído.

O som dos MDR-NW750N é denso e autoritário, mas graças ao cancelamento de ruído não precisamos ter o volume no máximo para não ouvirmos absolutamente nada em torno. Com Manegarm a bombar no nível 12, o metro de Lisboa parece o local mais calmo do mundo e uma camioneta em hora de ponta não nos incomoda. A Sony não querer comprometer a qualidade de som do dispositivo significa, no entanto, que não temos nos próprios auriculares controlo de volume ou microfone para atender um telefonema, caso precisemos de o fazer, de um momento para o outro.

O casamento do Walkman NW-A25HN com os seus auriculares será suficiente para muitos utilizadores, mas há auriculares melhores no mercado para quem estiver disposto a pagar pelo campeonato superior. Independentemente disto, o Walkman base dá-nos excelentes opções de navegação e escolha de listas de música, mas sentimos que a navegação em si talvez pudesse ser mais rápida e intuitiva.

Em termos de som, tudo depende da qualidade da música que temos connosco. Verdadeiros fãs de áudio quererão utilizar a melhor qualidade possível, em vez de mp3 duvidosos, e o som será mais do que suficiente. No entanto, quando ligamos a opção DSEE HX, o som torna-se muito mais poderoso, com excelente diferenciação instrumental, para músicas cuja profundidade se sente com toda a clareza. Se os ficheiros de música não forem particularmente bons, contudo, o efeito perde-se. Poderão igualmente tentar a opção ClearAudio+ e é mais do que certo que notarão a diferença.

A capacidade dinâmica oferecida é inquestionavelmente superior à de players banais e dos muitos smartphones que hoje em dia temos connosco. Talvez não acreditemos nisto, pelo menos não até ligarmos o Walkman NW-A25HN, momento em que as músicas que pareciam familiares se transfiguram e ganham outro nível, com toda uma nova percepção a gerar-se quando ouvimos o que permanecia inaudível e o Walkman dá outro tipo de interpretação aos ficheiros.

Finalmente, a autonomia é extraordinária. Três dias completos a ouvir música com cancelamento de ruído, pelo menos umas seis horas por dia são o mínimo que conseguimos, mas a bateria dura mais se mantivermos a música a correr sem grande interferência nossa, por isso dificilmente chegamos ao trabalho um dia para descobrir que não temos como ouvir música. Mesmo aquele instante em que a bateria fica a piscar no limiar da exaustão dará para várias horas.

Do lado menos positivo, a ergonomia não é tão boa quanto poderíamos desejar, com o slider de bloqueio a não ser muito fácil de utilizar. Mas se optarmos por não o usar, então temos alguns comandos aleatórios inseridos, graças aos botões físicos salientes que tendem a activar-se de encontro a objectos no bolso.

Conclusão

É garantido que muitos de nós não farão ideia de quão excepcionais podem ser as músicas que ouvimos todos os dias. Passá-las pelo crivo dos Sony Walkman NW-A25HN dá-lhes um novo cunho e camadas extras que não imaginávamos lá estar. Se lhe juntarmos auriculares com cancelamento de ruído, praticamente nada se intromete entre nós e uma experiência colossal em termos sónicos.

Com um preço acima dos €200, o Sony Walkman NW-A25HN não é de todo barato, mas dirige-se a um público que sabe apreciar aquilo que oferece. Se essa se tornar a nossa opção e estivermos dispostos a desembolsar tal quantia, os nossos ouvidos provavelmente nunca voltarão a querer ouvir música com nada menos.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...

Red Dead Redemption Online vai custar 20€ e pesar 123GB

Parece que a Rockstar Games vai pegar naquilo que anunciou para GTA Online e replicar em Red Dead Redemption Online. Ou seja, a componente...

Quer uma PlayStation 5 no Natal? A Sony já prometeu mais stock!

A Sony PlayStation 5 esgotou em todo o mundo de uma maneira que já era esperada por muitos, mas que ainda foi simplesmente impressionante....

(Leak) Quanto custa a proteção DRM (Denuvo) nos jogos atuais?

A pirataria é assunto sério no mundo dos videojogos, mas verdade seja dita, já foi bem mais sério! Afinal de contas, hoje em dia,...

CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador?

CPU ou memória RAM? O que tem mais impacto num computador? - Um utilizador da página da Leak, decidiu fazer algumas perguntas simples acerca...