Quando pensamos na rivalidade Apple vs Samsung, imaginamos duas gigantes a lutar no mercado dos smartphones. Mas a realidade é bem diferente. Ou seja, por baixo desse duelo de marketing, rivalidades e tribunais, existe uma realidade que pouca gente gosta de admitir. Sempre que um iPhone é vendido, a Samsung também ganha.
Aliás, nem é apenas o iPhone, a Samsung fornece componentes para várias fabricantes de smartphones. Mas, é inegavelmente no iPhone que a Samsung vai buscar muito do seu pão do dia-a-dia.
A Samsung é muito mais que uma fabricante de telemóveis!
O grupo Samsung não vive só de smartphones. É um colosso industrial que fabrica desde televisores a semicondutores, passando por memórias, sensores e, claro, os ecrãs OLED que todos queremos nos nossos gadgets premium.
No caso do iPhone, o componente mais caro e tecnologicamente complexo é precisamente o ecrã OLED. E adivinha quem é que fornece a grande maioria das unidades deste componente? Exatamente, é a Samsung.
Para ter ideia, em 2025, a Samsung vai fornecer 125 milhões de painéis OLED à Apple, dos quais 78 milhões destinados à série iPhone 17. E não é só isso. A Apple já planeia usar exclusivamente ecrãs dobráveis da Samsung para o futuro iPhone Fold, previsto para 2026.
É um negócio absurdo para a Samsung. Onde fica sempre a ganhar.
Mais do que ecrãs: memória, sensores e toda uma série de chips
O negócio não se limita ao painel.
A Samsung também fornece memória DRAM, armazenamento NAND Flash e até sensores de câmara. Para o iPhone 18, por exemplo, a Apple vai contar com sensores de imagem empilhados de três camadas, produzidos pela Samsung no Texas, reforçando a parceria e ajudando a reduzir riscos geopolíticos ligados à China.
Claro que a Apple não quer ficar “agarrada” à Samsung, e como tal tenta diversificar fornecedores, trabalhando com LG e BOE. Mmas é impossível fugir completamente da Samsung, que tem escala e know-how que poucas empresas conseguem igualar.
O paradoxo do consumidor “anti-Samsung”
Há muitos fãs da Apple que adoram criticar a Samsung, pintando-a como a grande rival. Mas a ironia é que, ao comprar um iPhone, esses mesmos fãs estão a financiar a concorrente.
Na prática, a Samsung ganha duas vezes! Vende os seus próprios Galaxy e, ao mesmo tempo, lucra com cada iPhone que sai das lojas. Tem a sua piada.
Conclusão
O sucesso do iPhone é, inevitavelmente, também o sucesso da Samsung.Mas um mercado saudável deve funcionar assim. A Apple compra à Samsung porque é algo que faz sentido no aspeto técnico, e também no aspeto financeiro. E está tudo bem.
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