Quinta-feira, Outubro 2, 2025

Sucesso do iPhone também é sucesso da Samsung. Estranho?

Quando pensamos na rivalidade Apple vs Samsung, imaginamos duas gigantes a lutar no mercado dos smartphones. Mas a realidade é bem diferente. Ou seja, por baixo desse duelo de marketing, rivalidades e tribunais, existe uma realidade que pouca gente gosta de admitir. Sempre que um iPhone é vendido, a Samsung também ganha.

Aliás, nem é apenas o iPhone, a Samsung fornece componentes para várias fabricantes de smartphones. Mas, é inegavelmente no iPhone que a Samsung vai buscar muito do seu pão do dia-a-dia.

A Samsung é muito mais que uma fabricante de telemóveis!

s25, samsung

O grupo Samsung não vive só de smartphones. É um colosso industrial que fabrica desde televisores a semicondutores, passando por memórias, sensores e, claro, os ecrãs OLED que todos queremos nos nossos gadgets premium.

No caso do iPhone, o componente mais caro e tecnologicamente complexo é precisamente o ecrã OLED. E adivinha quem é que fornece a grande maioria das unidades deste componente? Exatamente, é a Samsung.

Para ter ideia, em 2025, a Samsung vai fornecer 125 milhões de painéis OLED à Apple, dos quais 78 milhões destinados à série iPhone 17. E não é só isso. A Apple já planeia usar exclusivamente ecrãs dobráveis da Samsung para o futuro iPhone Fold, previsto para 2026.

É um negócio absurdo para a Samsung. Onde fica sempre a ganhar.

Mais do que ecrãs: memória, sensores e toda uma série de chips

O negócio não se limita ao painel.

A Samsung também fornece memória DRAM, armazenamento NAND Flash e até sensores de câmara. Para o iPhone 18, por exemplo, a Apple vai contar com sensores de imagem empilhados de três camadas, produzidos pela Samsung no Texas, reforçando a parceria e ajudando a reduzir riscos geopolíticos ligados à China.

Claro que a Apple não quer ficar “agarrada” à Samsung, e como tal tenta diversificar fornecedores, trabalhando com LG e BOE. Mmas é impossível fugir completamente da Samsung, que tem escala e know-how que poucas empresas conseguem igualar.

O paradoxo do consumidor “anti-Samsung”

Há muitos fãs da Apple que adoram criticar a Samsung, pintando-a como a grande rival. Mas a ironia é que, ao comprar um iPhone, esses mesmos fãs estão a financiar a concorrente.

Na prática, a Samsung ganha duas vezes! Vende os seus próprios Galaxy e, ao mesmo tempo, lucra com cada iPhone que sai das lojas. Tem a sua piada.

Conclusão

O sucesso do iPhone é, inevitavelmente, também o sucesso da Samsung.Mas um mercado saudável deve funcionar assim. A Apple compra à Samsung porque é algo que faz sentido no aspeto técnico, e também no aspeto financeiro. E está tudo bem.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙