Sucesso da PlayStation 4 salvou a AMD!

Provavelmente já não se lembra, tal foi a recuperação da AMD em vários mercados nos últimos anos. Algo que aconteceu graças a muito trabalho árduo, mas também a alguma sorte. (Especialmente quando tocamos no assunto dos 10nm da Intel, o que acabou por dar uma gigantesca janela de oportunidade para a AMD fazer coisas muito giras com os seus processadores Ryzen).

Mas, esquecendo isto, há mais de uma década, na altura em que a Sony estava a desenvolver aquilo que seria uma das consolas mais bem sucedidas de sempre (PlayStation 4), as coisas não estavam nada fáceis para a gigantes dos processadores e placas gráficas.

Aliás, se nada mudasse, é muito provável que a AMD fosse à bancarrota no ano de 2020. Mas, felizmente, chegou a Sony com a parceria que deu vida à PlayStation 4.

Quem conta a história é nada mais nada menos que Renato Fragale, uma das principais figuras da AMD.

Sucesso da PlayStation 4 salvou a AMD!

radeon, AMD

Portanto, como deve imaginar, as margens de lucro numa consola são muito mais baixas relativamente ao que podemos encontrar no mundo dos computadores. Ainda assim, além da Sony, a AMD também teve a oportunidade de desenvolver e produzir o SoC que deu vida à Xbox One.

Por isso, com a PlayStation 4 a vender cerca de 120 milhões de unidades, e com a Microsoft a vender mais de 40 milhões da Xbox One.

A jogada correu imensamente bem para a AMD, oferecendo um “pé de meia” para investimento um pouco mais inteligentes. O que por sua vez deu origem aos muito bem sucedidos processadores Ryzen, bem como outros produtos de sucesso para a empresa.

Curiosamente, a parceria foi tão boa para todas as partes envolvidas, que a AMD é uma vez mais a responsável pelo desenvolvimento e produção do SoC que dá vida a todas as consolas de nova geração (PS5, Xbox Series S/X). Uma parceria que deve ser renovada para a nova geração de 2027~2028, segundo todos os rumores que têm chegado ao mercado.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Tem seguido o percurso da AMD no mercado? Tinha mais ou menos a noção de tudo aquilo que aconteceu? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados