Veja quanto custa substituir a bateria de um Tesla!

Uma das questões que mais preocupa quem está a pensar adquirir um veículo elétrico é sobretudo a possibilidade de substituição da bateria. Especialmente no caso de quem compras um Tesla. Dito isto, vamos olhar para o custo real para substituir a bateria de um Tesla. Pelo menos para estar preparado contra eventuais sustos na oficina.

Veja quanto custa substituir a bateria de um Tesla!

Uma coisa que eu quero referir é que de uma forma geral as pessoas não vão ter de andar a substituir a bateria. Ou caso isso aconteça não terão logo de pagar. Muitos fabricantes dão garantia entre 8 a 10 anos. Para além disso a falha completa é muito rara e quase sempre coberta pelo fabricante.

Para além disso a Tesla até chega a cobrir o custo de substituição da bateria se a capacidade de carga cair abaixo dos 70% durante o período de garantia – algo que também é muito raro. As baterias dos veículos elétricas tendem a reter a maior parte da sua capacidade de carga.

custa bateria Tesla

Na verdade, a Tesla afirma que os seus automóveis podem reter 90% da sua capacidade de carga, mesmo depois de 320 mil Kms.

- Advertisement -

Entretanto mais uma vez lembro que se a bateria falhar, perder carga ou sofrer danos cobertos durante o período de garantia, não terá de pagar a reparação. Mas é quando uma bateria é danificada de uma forma não coberta pela garantia que as coisas ficam aterradoras. O custo médio de substituição da bateria oscila entre os 10 mil e os 20 mil Euros dependendo do problema.

Esse custo inclui não só a bateria, mas peças e mão-de-obra. Uma fatura da Tesla partilhada pelo site Current Auto mostra uma substituição completa da bateria num Tesla Model 3. Na prática custou mais de 16.000 Euros. Desses 2200 foi para a mão-de-obra e 14 mil para as peças.

Fonte: https://www.currentautomotive.com/

A garantia da Tesla foi concebida para cobrir coisas como defeitos de fabrico que causam falhas na bateria ou diminuição drástica do desempenho. A garantia da empresa também cobre danos causados pelo fogo, mesmo que um incêndio na bateria seja causado por fatores externos.

Mas será que a bateria é assim tão cara?

Para analisarmos esta questão temos de olhar para uma história de 2021.

O condutor de um Tesla Model 3 bateu nuns detritos que estavam na estrada e a bateria ficou danificada. Ora depois de levar o veículo a um centro de serviço da Tesla, pediram-lhe 13 mil Euros para reparar a bateria. Depois de procurar uma solução alternativa online chegou à equipa da Electrified Garage e só precisou de gastar 590 Euros para voltar à estrada.

Aparentemente a bateria ficou danificada e começou a perder líquido. Nessa altura a Tesla disse-lhe que seria necessária uma bateria completamente nova uma vez que a parte danificada é toda moldada em conjunto com o pack de bateria. Ou seja não haveria reparação possível. Para além disso o seguro não cobria problemas causados por detritos na estada.

Tesla reparar bateria
YOUTUBE | RICH REBUILDS

Felizmente a oficina externa tinha outra solução. A parte danificada foi cortada, limpa e adaptada com um sistema de encaixe próprio. Foi tudo isolado e o carro já pode voltar a rolar sem problemas.

De facto, a solução desenvolvida pela Electrified Garage é muito inteligente e não tem qualquer problema em termos de engenharia. De facto, é tudo muito bem pensado.

Mas há mais. Quando o carro danificado chegou à Testa, esta empresa queria manter a bateria. Ora foi necessário o condutor mexer-se e apresentar queixa para não a perder.

Assim a Tesla disponibilizou-se a devolver o pack, mas ainda questionou a pessoa sobre isso. Ou seja, qual a razão para o condutor a querer. Considerando que é uma peça de 13 mil Euros ainda deve ter algum valor de certeza.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.