Subnautica 2: Todos nós já tivemos maus patrões, mas isto…

Todos nós já apanhámos um chefe tóxico. É inevitável. Seja no emprego do dia-a-dia, ou naqueles empregos que tivemos enquanto tínhamos de pagar os nossos estudos, de certeza que já tivemos alguém acima de nós com a mania que sabe mais que os outros todos.

Daqueles que prometem o céu, mas depois puxam o tapete quando é altura de cumprir. Agora imagina que estás a trabalhar num jogo com um orçamento de milhões, que os fãs adoram, e que até tens um bónus milionário garantido se cumprires os objetivos.

Mas, de repente, o patrão decide adiar tudo… só para não te pagar.

Subnautica 2: Todos nós já tivemos maus patrões, mas isto…

É isso que está a acontecer com Subnautica 2. Segundo a Bloomberg, a editora Krafton decidiu adiar o jogo para 2026, apesar de a equipa de desenvolvimento garantir que o título já está pronto para Early Access. O motivo? Evitar pagar um bónus de 250 milhões de dólares a três líderes da Unknown Worlds… Parece muito para 3 pessoas? Pois… É. Mas, existiam a promessa que iam dividir esse valor com toda a equipa.

A decisão que fez rebentar tudo?

O jogo estava a correr bem, os fãs estavam em pulgas e o lançamento parecia iminente. Mas, do nada, os fundadores do estúdio e o CEO saíram.

Agora sabemos porquê: não concordaram com a jogada da Krafton, que decidiu adiar o lançamento contra a vontade da liderança, só para evitar bater as metas financeiras que ativariam o tal prémio.

A pior parte? Como dissemos em cima, a maior fatia do bónus ia para os funcionários. Ou seja, estamos a falar de pessoas que trabalharam anos no projeto, que deram tudo o que tinham, se calhar até já estavam a contar com esse dinheiro, e que viram tudo ir por água abaixo por decisão puramente estratégica.

Não porque o jogo não estivesse pronto. Não porque faltasse polimento. Mas porque alguém no topo não quis pagar o que devia.

E agora?

A comunidade está em choque, e muitos jogadores já estão a falar em boicotar o jogo. O próprio estúdio-mãe nega que a decisão seja por razões financeiras, mas os factos falam por si.

Qual é o resultado disto? Simples, o jogo vai ser um flop, e a saga pode mesmo acabar aqui.

A questão agora é: com que motivação é que a equipa vai continuar a trabalhar? Quando sabes que te tiraram da mão algo tão grande, é difícil manter o mesmo entusiasmo. E no final, quem vai sentir isso somos todos nós, os jogadores.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque